28/03/2025 - 8:48
Pelo Brasil, algumas instituições contam com a colaboração de empresas em sua luta para mudar a realidade de pets que não têm um lar definitivo. É o caso da ONG Gavaa (Grupo de Apoio Voluntário aos Animais Abandonados), de Campinas (SP), que tem uma parceria que dura quatro anos com a marca de alimentos Guabi Natural (BRF Pet). Com esse reforço, foi possível garantir mais de 900 mil de refeições para cães e gatos resgatados e obter apoio para 2.500 adoções bem-sucedidas.
O projeto social Amor se Adota, de resgate de animais, também conta com a ajuda da marca. Uma das fundadoras, a engenheira e psicanalista Priscila Corrêa, foi inspirada por Brownie e Canela, que já fizeram parte de um enorme contingente de pets em condições de vulnerabilidade no país, o equivalente a 4,8 milhões de animais, segundo o Instituto Pet Brasil. Hoje, eles fazem parte de sua família.
“Com eles, aprendo diariamente como me tornar um ser humano melhor. Eles ensinam sobre amor incondicional, perdão e tantas outras coisas apenas com gestos, olhares”, conta Priscila, que abriu o projeto junto com amigas.

A Guabi Natural entende que há muita gente que deseja adotar, mas chama atenção para a importância de o candidato a tutor fazer uma reflexão sobre os cuidados necessários que os animais demandam. Por isso, criou uma ferramenta online para conscientizar sobre a adoção consciente. Isso evita a devolução de pets e combate o índice de abandono de bichos, que tem crescido não só no país como no mundo.
No final do ano passado, a marca lançou a plataforma “Um pet é pra sempre”, dentro da campanha Dezembro Verde, destinada à promoção de ações educativas e reflexão sobre o abandono de animais.
A plataforma reúne informações sobre ONGs e mostra como denunciar o abandono ou maus tratos de animais. Ela conta com um quiz interativo sobre adoção, para ajudar as pessoas a identificarem se realmente sabem o que é necessário para cuidar bem do pet. Além disso, traz um manual do tutor responsável na forma de e-book.
Entre as perguntas do quiz estão “Com que frequência você está em casa e disponível para dar atenção a um cão ou gato?” e “Como você lidaria com despesas veterinárias e custos de cuidados contínuos, como alimentação, vacinas e higiene?”.
“Muitos pets acabam sendo abandonados por diversas vezes. Então, queremos ajudar na conscientização das pessoas para que elas consigam identificar se realmente atendem a todos os requisitos para adotar um pet”, explica Denis Nakashima, head de marketing da Guabi Natural.
Juliana Valverde, da ONG Gavaa, ressalta que adoção é um ato de amor, que precisa de comprometimento para que seja um relacionamento duradouro. “É importante que haja um planejamento e um compromisso para possíveis desafios de adaptação inicial e responsabilidade afetiva com aquele animalzinho, compromisso de que ele fará parte da família não importa o que aconteça”, afirma.

A médica veterinária Mayara Andrade, que atua na Guabi Natural, completa: “São muitos os fatores que precisam ser analisados pelos possíveis tutores. Cuidar de um animal é um compromisso que exige planejamento para garantir que ele tenha um ambiente e dieta adequados, que tenha liberdade para expressar seus padrões de comportamento, além de receber cuidados com a saúde em geral”.
Se tudo estiver claro, sem dúvida, a chegada do pet será um momento mais do que especial. Para o animal e para qualquer família.