14/12/2024 - 12:09
Famosa mundialmente, a rede varejista John Lewis, uma das mais tradicionais da Inglaterra, celebra as vendas de Natal de um grupo específico de consumidores: os tutores de pets. De um ano para cá, houve um aumento de 98% na busca por brinquedos natalinos para cachorros. E o item mais presente no carrinho de compras é um bonequinho na forma de cenoura que tem uma cara feliz.
Na Waitrose, rede de supermercados que pertence ao mesmo grupo, os índices são grandiosos. A empresa divulgou que, na comparação ano a ano, as vendas de produtos pets feitos para o Natal cresceram 964%. E, na última semana, a pesquisa por “Natal para cães” na loja online subiu 114%.
Um dos produtos mais procurados é o Mince Pies for Dogs, cuja página teve uma alta nas visitas de 241% de um mês para cá. Mince pies, pequenas tortinhas que podem ser doces ou salgadas (eram conhecidas antes como tortas de carne moída) são um clássico da mesa natalina britânica. No caso da versão para cachorros, a base é carne.
Segundo a Waitrose, oferecer jantares no espírito de Natal para bichos também está na moda. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de bandejas de um produto mais elaborado, com ingredientes naturais, feito com cordeiro e com frango, aumentaram 343%. E as de uma linha de refeição de galinha elaborada com ingredientes orgânicos, 183%.
Até meia de Natal para cachorros, daquelas que costumam pendurar na lareira, estão com boa saída. A procura cresceu 54%, em comparação ao ano passado.
De olho nas vendas aquecidas de produtos para pets, a rede de supermercados lançou uma seleção de guloseimas e brinquedos. O Mince Pies for Dogs foi um dessas novidades – e que vem dando certo. Outras são um petisco seco para gatos que é um mix de sabores (galinha, pato e cranberry) e tirinhas de carne de peru e sálvia.
Tamanho cuidado é reflexo da forma como os ingleses estão tratando seus bichos de estimação: como importantes integrantes da família. “Neste Natal, nossos clientes estão querendo compartilhar o amor com seus animais de estimação, abraçando-os como membros-chave das famílias. É por isso que estamos impulsionando o crescimento da categoria”, declarou, em comunicado, Nicki Hobbs, da área de alimentos e cuidados para animais de estimação da Waitrose.
Em 2023, uma pesquisa apontou que 18% dos britânicos planejavam gastar mais com seus pets no Natal do que com seus pares, registrou o jornal The Guardian. E um estudo da Mintel, empresa de pesquisa de mercado, revelou que 56% dos tutores preferem cortar o dinheiro reservado para gastos pessoais a reduzir a verba destinada a seus bichos.