Criado pela plataforma de doações Vakinha, o projeto Vakinha Pet divulgou o total arrecadado com as cinco edições que realizou para captar recursos para a causa animal: R$ 120 mil. A ação, que envolve eventos e doações, teve a participação de cerca de seis mil pessoas. Ela surgiu para promover a solidariedade e ampliar a conscientização sobre o bem-estar animal, além de arrecadar dinheiro para ajudar entidades protetoras.

O último evento de 2024 foi realizado no domingo 8, na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, e teve a temática “Brega Fashion”. Ao todo, foram quatro edições em 2024 e uma em 2023, quando nasceu o projeto. Em 2025, ele vai continuar, informou o Vakinha.

Toda edição tem venda de produtos, oferta de serviços e um tema para entreter tutores e pets. O valor arrecadado vai para uma ONG ou um protetor. No último evento do ano, a entidade atendida foi o Instituto Paula Lopes. As beneficiadas anteriormente foram Anjos de Patas, Salva-Latas e Deisi Falci (que também foi a escolhida da única edição de 2023).

O “Vakinha Pet – Brega Fashion” recebeu cerca de 800 pessoas. Teve como patrocinadores Cobasi, Vetnil e Shopee. Os parceiros foram VH Audiovisuais, Saber Pet, Na Mosca, Verani Tattoo, Tag In Pet e Bendito Bicho. A edição obteve arrecadação de R$ 24,7 mil.

O Instituto Paula Lopes, a ONG beneficiada da vez, foi aberto em 2018, em Porto Alegre. A entidade trabalha para levar acolhimento e atendimento a animais encontrados nas ruas e a bichos de estimação de famílias de baixa renda. Atualmente, administra um espaço onde vivem mais de 200 cães, todos vítimas de maus-tratos e expostos a situações de risco.

A entidade tem ainda o “Recovery Space”, local para recuperação de animais que necessitam de cuidado maior ou mais demorado, o que inclui a realização de cirurgias em clínicas parceiras. A equipe da ONG também realiza um trabalho de nutrição animal para ajudar famílias que não possuem condições de custear o valor da ração e oferece atendimento veterinário para esses pets.

O primeiro Vakinha Pet aconteceu em 2023. Neste ano, foram quatro edições. A ação retorna em 2025.
O primeiro Vakinha Pet aconteceu em 2023. Neste ano, foram quatro edições. A ação retorna em 2025. (Crédito:Divulgação/ Emmanuel Denauí)

É possível acompanhar todas as ações do projeto por meio do perfil @comupets no Instagram. A comunidade divulga os resultados obtidos, debate pautas relevantes e orienta tutores sobre cuidados que os animais necessitam.

“É muito gratificante ver que a causa animal ganha, a cada dia, mais apoio. O engajamento das entidades ligadas ao tema nos motiva a continuar trabalhando, pois percebemos o quanto a rede de protetores e ONGs faz a diferença. São pessoas que garantem um futuro digno aos animais e que prestam um serviço de utilidade pública”, afirma Luiz Felipe Gheller, CEO do Vakinha.

O site de doações foi fundado em 2009. A empresa ganhou relevância nacional ao se tornar a principal plataforma de arrecadação para vaquinhas de saúde e tratamentos médicos, de ajuda a vítimas de desastres naturais e tragédias, assim como para campanhas de educação, de animais e de outras causas.