Fundada em 2001 no interior de São Paulo, a Special Dog Company, empresa de nutrição animal com mais de 90 produtos no portfólio, decidiu entrar na disputa por uma categoria que traz um apelo cada vez mais forte entre tutores de cães e gatos. A companhia lançou uma linha de alimentos super premium com formulações sem conservantes artificiais e ingredientes ligados à saúde. A Bionatural Prime traz produtos secos feitos a partir de carnes frescas e preservados com antioxidantes naturais.

Segundo a Special Dog Company, as formulações não levam transgênicos, corantes e aromatizantes artificiais. A empresa destaca que a novidade visa suprir a crescente demanda por produtos que auxiliam na promoção da saúde e que tem a promessa de atuar pela longevidade dos pets.

A nova linha oferece carboidratos de baixo índice glicêmico e vem acrescida de ômegas 3 e 6. Entre os ingredientes usados nos alimentos destinados a cães estão frango, cordeiro, blueberry, coco, aveia e chia e cevada. No caso dos gatos, as opções incluem frango, salmão, cranberry, maracujá, laranja, aveia e chia. Constam ainda na preparação dos produtos prebióticos, probióticos, nutracêuticos para suporte articular e alimentos específicos para cada porte e fase da vida do animal.

Anunciadas como 100% recicláveis, as embalagens de produtos para cães são de 1kg, 2,5kg, 10kg, 15kg e 20kg. Para gatos, os pacotes são de 1,5kg, 7,5kg e 20kg.

“Os consumidores estão cada vez mais atentos à saúde e ao bem-estar de seus pets. Neste contexto, produtos classificados como naturais têm se tornado cada vez mais populares, especialmente na categoria super premium. Com o lançamento dessa linha, inovamos nosso portfólio, alinhando-o às tendências globais da categoria super premium”, declarou Priscila Manfrim, diretora administrativa da Special Dog Company.

Alecrim, hortelã, menta

Sobre os prometidos efeitos sobre a saúde e a longevidade dos pets, Mariana Monti, gerente de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da empresa, destacou os antioxidantes naturais empregados na nova linha, que preservam os alimentos por 12 meses e visam combater radicais livres do organismo do animal. A formulação é composta por tocoferóis (vitamina E), extratos de menta, chá verde, alecrim e hortelã, e vitamina C. “A linha conta com um composto de ômega-3 (biomassa de microalgas mais óleo de peixe), que ajuda a prevenir doenças crônicas ligadas à inflamação, assim como traz benefícios para a saúde da pele e pelos”.

Carboidratos de digestão rápida (arroz) e lenta (sorgo) e fibras de maçã, laranja, cana de açúcar e mandioca foram incorporados para equilibrar os níveis de glicose, disse Mariana. Para a saúde intestinal, foram combinados probióticos e prebióticos com a proposta de conferir benefícios para a microbiota e para melhorar a imunidade.

O investimento inicial em pesquisa e desenvolvimento da nova marca totalizou R$ 3,4 milhões, com previsão de alcançar R$ 8 milhões até o final do ano. “Nossa intenção é expandir essa linha em 2025”, afirmou Mariana.