Com o calor extremo dos últimos dias, o governo do Rio e a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) decidiram instalar pontos de hidratação para pets em diversos locais estratégicos da cidade. Foram adaptados bebedouros e disponibilizados potes térmicos para garantir que cães e gatos tenham acesso à água potável, ajudando a prevenir a desidratação e outros problemas associados às altas temperaturas. Na segunda-feira 17, os termômetros registraram 44°C, um recorde desde medições feitas a partir de 2014.

Os pontos de hidratação para pets começaram a funcionar nesta quarta-feira, 19. Eles estarão disponíveis diariamente, das 8h às 17h. Eles estão montados nos seguintes locais: Praça do Lido (Parcão), Parque Madureira, Parque Realengo e Parcão da Lagoa.

De acordo com a Cedae, locais que já receberam ações de distribuição de água para a população também contarão com hidratação para os pets, como Ceasa, Calçadão de Bangu, Madureira, Cinelândia, Paço Imperial (Praça XV) e Central do Brasil (em horário de pico, após as 16h).

O diretor-presidente da companhia de águas, Aguinaldo Ballon, orienta a população a levar garrafas para consumo próprio e recipientes para os pets. “Em cada um dos pontos onde a Cedae está presente pela cidade, além das pessoas, os animais terão acesso à água. Essa é uma ação social para oferecer mais conforto térmico, especialmente nas áreas de maior circulação”, declarou.