04/02/2026 - 7:28
O governo do Reino Unido planeja fazer a maior reformulação do mercado pet na região em 60 anos. Um pacote de medidas está em análise e tem foco nos serviços veterinários, visando redução de custos para os tutores e aumento da transparência a respeito de gastos relativos a procedimentos prestados por empresas do segmento. Um novo sistema de licenciamento de clínicas também deverá ser adotado.
Os gastos médios com pets dispararam nos últimos anos, subindo 63% entre 2016 e 2023, muito acima da inflação. A informação é da autoridade britânica de concorrência, conhecida como CMA (da sigla em inglês). Ela calculou que, em 2024, o dinheiro desembolsado por tutores para pagar serviços veterinários e de pet care somaram £6,3 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões). Cerca de 60% dos lares na região têm pets – isso significa aproximadamente 17 milhões de famílias.
A iniciativa é resultado de uma investigação sobre aumento de preços dos serviços, em processo aberto em 2024 pela CMA. Em outubro do ano passado, o órgão publicou conclusões provisórias e uma lista de possíveis correções. O relatório final está previsto para ser entregue em fevereiro ou março de 2026. Antes disso, o governo decidiu abrir consulta pública em janeiro – o anúncio da reformulação foi feito no dia 27.
Entre as principais propostas está a obrigação de clínicas veterinárias divulgarem listas de preços para tratamentos comuns e apresentarem de forma clara as diferentes opções de cuidado disponíveis. A ideia é permitir que o tutor tenha acesso prévio aos custos e possa comparar alternativas antes de autorizar procedimentos.
Outras medidas são: empresas veterinárias deverão divulgar quem são seus proprietários, para que os tutores saibam se elas fazem parte de uma grande rede ou se são independentes e a exigência de uma licença de funcionamento, semelhante às exigidas para unidades de atenção primária à saúde, para cada clínica.
De acordo com o governo, as propostas vão tornar o mercado mais claro, justo e transparente para os tutores, ao mesmo tempo em que apoiam os profissionais veterinários.
