21/11/2024 - 15:21
Dos nepo babies para os nepo pets, as redes sociais estão povoadas de filhos e “filhos” de celebridades que conquistam popularidade pegando carona no sucesso alheio. O termo “nepo” vem de “nepotismo”, palavra que significa a prática de uma pessoa influente ou com poder favorecer um parente, seja na oferta de emprego ou de algum benefício. No mundo da internet, isso virou uma tendência relacionada aos herdeiros de famosos que estão ganhando batalhões de seguidores ou fortunas só por causa disso. E entre esses herdeiros estão, sim, os bichos de estimação.
Há nepo pets que geram engajamento massivo e participam de campanhas publicitárias. Em geral, esses cachorros e gatos de personalidades famosas passam a se destacar pelos posts de seus tutores. Depois, com a repercussão, eles podem ganhar suas próprias páginas na mídia social ou começar a viralizar com perfis já existentes.
Dentre os mais badalados estão os gatos de Taylor Swift: Olivia Benson, Meredith Grey – ambas da raça scottish fold – e Benjamin Button, um ragdoll. Em uma lista sobre os bichos de estimação mais valiosos do mundo, Olivia figura na terceira posição, com um patrimônio de US$ 97 milhões, adquiridos com merchandising e participações em videoclipes e comerciais (como um feito para a Diet Coke). Já Benjamin esteve junto com a cantora em dois momentos midiáticos: na capa da Time quando Taylor Swift foi escolhida a Pessoa do Ano, em 2023, e no post no Instagram em que declarou apoio a Kamala Harris, em setembro, assinando a mensagem como Childless Cat Lady (ou Mulher Com Gato e Sem Filhos, em tradução livre).
Outro felino que virou celebridade é Choupette, uma gata branca da raça Sagrado da Birmânia, herdeira do estilista alemão Karl Lagerfeld, que morreu em 2019. Ele deixou parte de sua fortuna, calculada em torno de US$ 195 milhões, para seu bicho de estimação, o que é permitido pelas leis francesas.
No Brasil, um dos nepo pets mais conhecidos é Plínio The Boss, o galgo italiano de Anitta. O cachorro, que tem perfil próprio, também já participou de campanhas. E costuma desfilar muito estilo nos posts.
Confira alguns nepo pets internacionais e brasileiros:
Choupette Lagerfeld – Nascida em 15 de agosto de 2011, tem uma vida de princesa. Tem mais de 264 mil seguidores. Entrou na vida de Lagerfeld quando um modelo levou sua gata para a casa do estilista. Lagerfeld caiu de amores pela felina e ela passou a acompanhá-lo em vários momentos, inclusive viagens internacionais. Choupette tem uma cuidadora, Françoise Caçote, que recebeu também uma pequena fortuna de Lagerfeld com o compromisso de continuar zelando pelo bem-estar da herdeira do ícone da moda.
Meredith Grey, Olivia Benson e Benjamin Button – Os gatos da cantora não têm perfil próprio no Instagram, mas têm espaço privilegiado na conta da tutora, seguida por 283 milhões de pessoas. Meredith, nome tirado da personagem-título da série Grey’s Anatomy, chegou primeiro, em 2011. Depois veio Olivia, batizada em homenagem à personagem homônima da série “Law & Order: SVU”. A imagem da gata é o logo da produtora da cantora. Taylor está com ela desde 2014. O último a entrar na família foi Benjamin, em 2019. Todos já tiveram participação nos clipes da cantora. E nas redes existem perfis criados por fãs da estrela.
Pilaf – A chihuahua da atriz Demi Moore é do tipo que rouba a cena. Já esteve em programas de entrevistas, como os de Graham Norton e Jimmy Fallon. Esteve no tapete vermelho do Festival de Cannes deste ano e também na primeira fileira dos desfiles da Fashion Week de Paris. Foi escolhida também para fazer parte da Dogue, a edição da Vogue para cachorros. Tem quase 30 mil seguidores no Instagram e potencial para crescer já que costuma estar ao lado de Demi em várias ocasiões.
Gary Fisher – O bulldog francês de Carrie Fisher ficou famoso nos trabalhos de promoção dos novos filmes da saga Star Wars. Esteve em vários eventos, inclusive acompanhou a atriz em um jantar na Casa Branca, a residência oficial do presidente dos EUA. Na bio de seu perfil no Instagram – que tem 152 mil seguidores –, ele diz que sua mãe é a Princesa Leia. Gary esteve no hospital com Carrie, quando esta sofreu uma parada cardíaca, e ali permaneceu até a morte da tutora, em dezembro de 2016. Hoje, ele vive com uma antiga assistente de Carrie, na Flórida. E, pela demora na atualização de posts, aparentemente optou por viver de forma discreta desde então.
Plínio – O cachorro mais famoso da cantora Anitta é este galgo italiano que fez seu primeiro post no Instagram, em seu perfil, em novembro de 2018. Ele se aproxima dos oito anos e conta com 209 mil fãs. Em sua bio, ele se descreve como “o patrão da Anitta”. Em 2020, ele ganhou o título de Melhor Pet do Ano em premiação da MTV. Já fez publi da Adidas ao lado de sua tutora. Em 2021, foi estrela de um desafio da Samsung, junto de Anitta. E é estiloso: é comum vê-lo em roupas e acessórios chiques, como uma coleira da Moschino.
Gringa – Angélica tem uma “dog blogueirinha” como companhia, como aparece no perfil de Gringa, que é da raça híbrida goldendoodle (uma mistura de golden retriever com poodle). Gringa tem quase 67 mil seguidores, faz passeios com a família (inclusive de barco), já posou para sessão de fotos ao lado de Angélica, participou de programas e é “cachorra-propaganda” de uma marca de suplementos para pets.
Gisele Pinscher Sonza – A cachorrinha está com a cantora Luísa Sonza desde 2018. Na verdade, a pinscher entrou na vida da artista quando ela ainda era casada com Whindersson Nunes. O humorista a apresentou em seu perfil. Mas depois Gisele virou a estrela de Luísa, especialmente quando ela e suas “irmãs” Britney Spinschers e Duda Beainscher inspiraram a cantora na música “Cachorrinhas”. As pinschers aparecem no clipe. Vale dizer que Luísa tem também uma gata, Rita Lee. No entanto, a pequena Gisele é quem mais chama atenção. Em seu perfil no Instagram, ela tem 144 mil seguidores.