Nesta sexta-feira, 20, em Cannes, no sul da França, será revelado o prêmio mais cobiçado do festival considerado o Oscar da publicidade, o Cannes Lions. O evento é dividido em 30 categorias e uma delas, o Titanium, reúne as campanhas mais inovadoras e impactantes do mundo. No universo das marcas, quando uma empresa conquista o prêmio máximo (Grand Prix) nessa categoria, ela sobe ao Olimpo do marketing. A Pedigree do Brasil concorre a um lugar nesse panteão com “Pedigree Caramelo”, movimento que valoriza o vira-lata caramelo e incentiva a adoção.

O projeto reconhece o valor do caramelo como patrimônio cultural brasileiro e dá a ele um tratamento que costuma ser reservado aos cães de raça. Uma das ações foi promover um Caramelo Dog Show, em que os vira-latas se tornaram protagonistas de um evento que simulou as tradicionais exposições de kennel clubs. Por sinal, foi criado um Caramelo Kennel Club próprio. Ou seja, uma comunidade com direito a carteirinha.

A iniciativa da Pedigree, que teve a parceria da agência publicitária AlmapBBDO, envolveu ainda uma pesquisa genética, junto com a empresa DNA Pets, com a proposta de analisar 350 SRDs para descobrir características físicas, genéticas e de saúde que são comuns entre eles. Tudo isso para estimular mais gente a adotar.

A atriz Tatá Werneck é embaixadora da campanha e participou do primeiro Caramelo Dog Show, no final de março, em São Paulo. Ela saiu do evento com mais uma integrante da família, Alice.

Até o momento, não houve uma campanha centrada em pets que tenha conquistado o Grand Prix de Titanium. Em outras categorias, ações focadas nos bichos de estimação já receberam um GP, como no ano passado, em que a própria Pedigree, mas da Nova Zelândia, ganhou o prêmio máximo em Outdoor.

A ação vencedora, “Adoptable”, utilizou a Inteligência Artificial para transformar imagens simples de cães de abrigos em retratos profissionais. As fotos eram exibidas em outdoors. Cada anúncio direcionava o público a mais informações sobre aquele cão “adotável”, informando a localização do abrigo. Quando ele era adotado, a foto era retirada de cena.

Por que o Titanium é tão importante?

Um GP é sempre comemorado entre as marcas, não importa a categoria. A diferença em relação ao Titanium está no que se propõe: criatividade que muda o jogo. Quando uma campanha recebe esse prêmio é porque ela foi considerada capaz de redefinir conceitos, abrir caminhos, provocar ideias e romper limites, como explica a organização do festival.

É isso que está na base do projeto da Pedigree: que transforme a realidade dos caramelos no Brasil, ganhando ou não esse prêmio. Estar entre os 18 finalistas, concorrendo com campanhas para marcas como Heineken, Mastercard e L’Oréal, já confere prestígio ao trabalho.