Uma das figuras mais icônicas da cultura popular brasileira, o vira-lata caramelo, está no centro de uma das produções da Netflix que é uma de suas apostas para cativar o público local e também o mundial. Afinal, quem resiste a um simpático cãozinho nas telas? Com produção da Migdal Filmes, “Caramelo” é estrelado pelo ator Rafael Vitti e tem como protagonista o pequeno Amendoim, um vira-lata que é a cara do Brasil.

Embora não tenha data oficial de estreia, a expectativa é que ele entre na plataforma no segundo semestre de 2025. As filmagens foram encerradas no dia 27 com direito a uma foto reunindo elenco, equipe técnica, treinadores e os cães que participaram da produção.

O fim das filmagens foi registrado em foto com o elenco, equipe técnica, treinadores e cachorros.
O fim das filmagens foi registrado em foto com o elenco, equipe técnica, treinadores e cachorros. (Crédito:Reprodução/ Instagram/ @carameloamendoim)

Na trama, gravada no estado de São Paulo, o público vai acompanhar Pedro (Rafael Vitti), um obstinado chef de cozinha que está prestes a realizar seu sonho de liderar um restaurante quando um diagnóstico inesperado revira a sua vida. Com a ajuda de um vira-lata caramelo (vivido por Amendoim), ele embarca em uma emocionante jornada de redescoberta, encontrando significado e inspiração no agora.

A direção do longa é de Diego Freitas (“Depois do Universo”, “O Lado Bom de Ser Traída”). É dele a ideia original. O roteiro é assinado por Freitas, Rod Azevedo e Carolina Castro, com consultoria de Marcelo Saback e Vitor Brandt.

No elenco de “Caramelo”, estão ainda Arianne Botelho, Noemia Oliveira, Ademara, Kelzy Ecard, Bruno Vinicius, Roger Gobeth e Olívia Araujo, além de Cristina Pereira e Carolina Ferraz.
A chef e apresentadora Paola Carosella tem uma participação especial no papel de uma respeitada crítica de gastronomia. Esta é a primeira vez em que Paola se aventura no universo cinematográfico.

A chef e apresentadora Paola Carosella tem participação especial.
A chef e apresentadora Paola Carosella tem participação especial. (Crédito:Divulgação)

Há mais três participações especiais, mas elas acontecem atrás das câmeras. O treinador de animais Luis Estrelas, junto com Jeová Oliveira, também treinador, acompanharam toda a rotina de filmagens. A produção contou ainda com a consultoria do treinador americano Mike Miliotti (“Garfield – O Filme”), que treina e cuida de animais na indústria cinematográfica e televisiva há mais de 20 anos.

E, antes mesmo de ir para a telinha, “Caramelo” já teve um efeito positivo: o cachorro Leôncio, um vira-lata portador de deficiência (ele teve uma pata dianteira amputada), foi adotado por Rafael. Leôncio, que estava sob a tutela do projeto Amor de Pet, foi escalado para fazer parte da trama. Ele estava sendo treinado por Luís Estrelas para se recuperar de um trama: o cachorrinho tinha sido adotado por uma família, mas, depois de um ano e cinco meses, foi devolvido para a entidade.

Rafael Vitti contracenou com Amendoim e conheceu Leôncio, que fez parte da produção. Vitti adotou o cachorro, que não tem uma das patas.
Rafael Vitti contracenou com Amendoim e conheceu Leôncio, que fez parte da produção. Vitti adotou o cachorro, que não tem uma das patas. (Crédito:Crédito - Reprodução/ Instagram/ Netflix Brasil e Tata Werneck)

Sua história começou a mudar quando entrou para o elenco de cães do filme. Rafael logo se entendeu com Leôncio. Já perto do fim das filmagens, o cãozinho foi adotado. A atriz e apresentadora Tatá Werneck, mulher de Rafael, fez um post no Instagram dando a acolhida a Leôncio, agora um “menino do Rio”, como escreveu o ator.

Veja abaixo um vídeo da Netflix mostrando o início da produção.