04/04/2025 - 16:33
Com experiência de quase 20 anos no setor de banho e tosa, Renato Leiva é groomer, profissão que também se conhece como tosador. Além disso, é empreendedor, juiz de competição e professor. Colecionador de títulos no Brasil, é uma referência do mercado, tanto para quem já está estabelecido na área como para quem está iniciando seus passos na carreira, que envolve desde trabalhos mais artísticos até os orientados para competição.
Em bate-papo com Luís Estrelas, em mais um episódio do Pet Talks, Leiva afirma que o trabalho do tosador não é só cortar pelo. É preciso um conhecimento que vai além da técnica. É preciso entender das características da raça, da saúde do animal e mesmo de comportamento canino, para garantir o bem-estar do pet.
Outra lição que costuma passar a seus alunos é que “não se lava cachorro”. Em seu entender, lavar é para objetos. Com pets, o que se faz é dar banho. E, nesse caso, também é preciso ter uma visão mais holística do animal.
Leiva fala também de uma polêmica: pode banho semanal? Ele esclarece que, no passado, com os produtos cosméticos disponíveis na época, de fato, isso não era recomendado. Mas com a evolução desse setor agora é possível dar banho toda semana no cão, desde que se respeite o tipo de pelagem do pet, entre outros fatores. Se não for possível um banho com água, outra opção é banho a seco. Um bom groomer poderá indicar em qual caso o pet se enquadra.