21/03/2025 - 12:07
Em 2025, o Instituto Caramelo completa 10 anos. Nesse período, a ONG se consolidou como uma referência de instituição que resgata e cuida de cães e gatos abandonados e em situação de maus tratos. De acordo com a a diretora executiva Yohanna Perlman, embora não exista um censo oficial, o Brasil tem em torno de 20 milhões de animais de rua.
Um dos focos da ONG é a castração, serviço que eles também oferecem a outras entidades parceiras. Só em 2024, foram mais de dez mil animais castrados, como conta Yohanna em bate-papo com Luís Estrelas, que comanda o Pet Talks. A conversa foi acompanhada pelo caramelo Amendoim.
O Instituto Caramelo tem hospital veterinário próprio e isso se torna um de seus grandes diferenciais, já que tudo é feito “dentro de casa”. A entidade trabalha com o que chamam de medicina de abrigo. Depois que o animal é tratado logo depois do resgate, é feita a castração e, em seguida, ele é treinado para que isso facilite o match com o futuro tutor. A adoção é outro dos focos da ONG.
Yohanna lembra de um caso emblemático: em 2019, fizeram o maior resgaste de filhotes em um canil clandestino, em Piedade (SP). Eles recuperaram, junto com a polícia ambiental, 1707 animais em três dias de muito trabalho e dedicação. Todos foram adotados.