23/05/2025 - 16:32
O biólogo André Costa trabalhou em zoológicos e no Jardim Botânico de São Paulo até que decidiu abrir um negócio onde pudesse aplicar seu conhecimento de uma forma diferente. Assim nasceu a Buriki Educacional, empresa que há mais de 15 anos desenvolve projetos pedagógicos para escolas e companhias e que busca aproximar mais gente da natureza.
No bate-papo com Luís Estrelas, que comanda o Pet Talks, André explica que atua montando roteiros verdes, estudos de meio, atividades ambientais, oficinas e consultorias. Também trabalha em filmagens, quando a produção precisa de animais silvestres.
Um dos projetos que realiza se chama “Conhecendo o mundo animal”. Para isso, ele apresenta as espécies que fazem parte do “time” da Buriki. São cerca de 60 bichos, como cobras, lagartos, araras e até um porco-espinho africano. Todos são certificados. No podcast, André esclarece que qualquer animal silvestre tem de ser certificado por um criador autorizado. Quem não fizer isso, incorrerá em crime.
Com os projetos da Buriki, André procura desmontar preconceitos em relação a animais, como a serpente. Ele diz que não há espécies difíceis de serem manejadas, desde que o especialista entenda o comportamento delas.
No podcast, o biólogo também fala de suas viagens pela África e de seus encontros com gorilas, uma das experiências mais emocionantes que viveu.