Em sua quarta edição, o Dog Photography Awards, concurso internacional que seleciona as melhores fotos de cachorro no mundo em cinco categorias, recebeu mais de 1700 inscrições vindas de 60 países, um crescimento de 18% em comparação a 2023.

Criada por dois fotógrafos especializados em retratar cães, Audrey Bellot e Claudio Piccoli, a competição é aberta a amadores e profissionais de qualquer parte do mundo e permite imagens capturadas por celulares também. A seleção dos trabalhos e a definição dos ganhadores – que recebem € 500 cada, além de um troféu e visibilidade – é feita por um júri composto por 12 pessoas que atuam no setor.

Os vencedores, as imagens que ficaram em 2º e 3º lugares e as menções honrosas formam um yearbook – que já está esgotado. As fotos podem ser apreciadas no perfil da competição no Instagram e no Facebook e no site do concurso, que traz entrevistas com os vencedores e mais informações sobre os três primeiros colocados em cada categoria.

Uma delas, “Dogs & People”, foi vencida por um retrato que traz uma história emocionante. O prêmio foi para Jane Thomson, do Canadá. A foto vencedora, “The Princess and the Pea”, foi tirada para o calendário 2025 de um programa de terapia com animais de estimação dos hospitais BC Children’s & Women’s, de Vancouver.

O projeto de Jane teve como objetivo dar vida a contos de fadas e histórias infantis clássicas, com pacientes jovens fotografados ao lado dos pets, levando uma mensagem sobre a importância desses animais que promovem alegria principalmente para as crianças em tratamento médico.

Confira os ganhadores deste ano:

– Categoria Portrait: “Ready for take off” – Rhea Nellen (Suíça)

– Categoria Action: “Moving in time” – Regine Jensen (Noruega)

– Categoria Studio: “Metamorfosis Canina” – Valeria Cassina (Argentina)

– Categoria Dogs & People: “The Princess and the Pea” – Jane Thomson (Canadá)

– Categoria Documentary (que estreou neste ano): “Greenlandic Flat Tire” – John Fabiano (EUA) / Wags Around The World