Amado nas décadas de 50 e 60 como um fantoche de um programa de TV nos Estados Unidos, Lamb Chop é o brinquedo para cachorro de que mais se fala na mídia norte-americana neste ano. Segundo o jornal The New York Times, ele é um dos mais pedidos da Amazon e é líder em outras plataformas de e-commerce voltadas para o segmento pet.

No Natal, Lamb Chop é uma das apostas da Multipet, a fabricante de brinquedos que licencia a marca desde 2010. O personagem, criado pela ventríloqua Shari Lewis, já tinha virado presente de criança no passado, mas seu grande sucesso agora se deve aos tutores de pet.

Esse cordeiro de cílios marcantes chegou primeiro como um boneco de 25 centímetros com apitos. Hoje há mais versões, menores e maiores (com preços variando entre US$ 5 e US$ 20), atendendo a cães de todos os tamanhos. Com o tempo, a empresa desenvolveu uma linha mais completa, com direito a itens temáticos e acessórios inspirados no personagem, entre outros produtos, caso de caminhas.

Lamb Chop, que representa uma menina e tem seis anos, de acordo com sua criadora, ganha evidência também em outros momentos do calendário, como Páscoa, Halloween e Dia da Independência (4 de julho). Para qualquer festa, é possível encontrar produtos ligados ao bichinho.

Por que ela faz tanto sucesso? Uma das razões é porque é uma pelúcia que serve a todos os tipos de cachorros. Desde os mais calmos até os mais agitados. Sim, alguns bonecos são destruídos sem dó. Mas o valor nos EUA permite que o produto seja substituído rapidamente. Há quem compre a pelúcia em quantidades maiores que é para ter sempre um Lamb Chop à mão.

Outro motivo está na conexão entre pet e tutor. Se há algo que um cachorro quer fazer é agradar o humano. A nostalgia do brinquedo faz com que algumas pessoas demonstrem seu apego pela cordeirinha. É o bastante para o cachorro.

Lamb Chop tem variedade de tamanhos e de itens, com direito a produtos temáticos.
Lamb Chop tem variedade de tamanhos e de itens, com direito a produtos temáticos. (Crédito:Reprodução/ www.multipet.com/shop/lamb-chop/)

O fantoche de Shari Lewis, que morreu em 1998, estreou em uma atração infantil da TV como participação. Depois, com a boa repercussão, Shari e Lamb ganharam programa próprio. Nos anos 90, o personagem voltou para a TV. Com a morte da criadora, quem assumiu a voz do carneiro foi a filha de Shari, Mallory, também ventríloqua. Para o New York Times, declarou que ambas estão felizes, referindo-se a ela e a Lamb Chop.

O boneco pode ser encontrado em algumas lojas online brasileiras.