A Uber iniciou nesta quarta-feira, 23, uma parceria com a prefeitura do Recife que visa facilitar o processo de adoção responsável de cães e gatos na cidade. Agora, animais adotados por meio da plataforma Adota Pet, criada pela administração municipal, podem ser levados até suas novas casas com o suporte da modalidade Uber Pet. A companhia oferece vouchers no valor de R$ 40 para garantir esse transporte.

O acordo foi fechado com apoio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia. A parceria contempla até 20 vouchers por mês, sendo um por adoção. Eles devem ser utilizados obrigatoriamente para o transporte do pet acondicionado e acompanhado por um responsável durante todo o trajeto. A oferta desses cupons tem o objetivo de garantir uma experiência segura e confortável para os animais e seus novos tutores.

A prefeitura é responsável pela gestão dos códigos promocionais. A Uber envia os 20 vouchers a cada mês e ela organiza o repasse dos cupons para os novos tutores.

Esta é a primeira parceria do gênero da Uber. Questionada por IstoÉ Pet se a iniciativa pode ser replicada para outras regiões, a empresa respondeu que “está sempre trabalhando para alinhar parcerias que tenham impacto positivo”. A modalidade Uber Pet foi lançada em 2023 e está presente nas principais cidades do Brasil.

Como funciona o Adota Pet

Lançado em novembro de 2023 pela prefeitura do Recife, o programa Adota Pet garantiu um novo lar para mais de 140 cães e gatos. Ele viabiliza o encontro de um amigo peludo por meio de chamadas de vídeos. Ou seja, quem estiver disposto a adotar um bicho não precisa se deslocar no primeiro momento.

As pessoas interessadas em ter um novo companheiro em casa devem entrar no site da plataforma ou buscar o programa no aplicativo Conecta Recife. O Adota Pet mostra animais que estão no abrigo da gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, conhecido como CVA, ou em uma ONG parceira.

Feita a escolha, é iniciado o processo de adoção. A chamada de vídeo aproxima o candidato do pet eleito. É realizada também uma entrevista para verificar se a pessoa está apta a adotar o cachorro ou gato.

Se estiver tudo certo, o processo é formalizado pela assinatura de um termo de responsabilidade. A pessoa pode buscar o pet e levá-lo para casa. Caso o animal escolhido seja filhote, o tutor terá ainda de se comprometer com a cirurgia de esterilização, que deve ser feita até os 12 meses de vida do novo integrante da família.