A celebração do Natal é um momento para reunir a família. E, com os pets cada vez mais presentes em nossas vidas e integrados ao círculo íntimo, eles também são levados em conta na hora de organizar a festa. Um time de insights da BRF, dona das marcas Sadia, Perdigão e GranPlus, entre outras, mapeou sites de notícias e as redes sociais Instagram, Facebook, X (Twitter) e Pinterest para entender como o brasileiro vem se preparando para a ceia.

Segundo o levantamento, 72% dos brasileiros ainda preferem a ceia tradicional, mas há um crescimento nas adaptações para atender a todos os gostos, inclusive os dos bichos de estimação. Os tutores responsáveis buscam por alternativas seguras e agradáveis para que os companheiros peludos também possam participar da celebração, que está mais multiespécie.

A pesquisa “Radar Pet”, da Comissão de Animais de Companhia do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), de 2023, apontou que o vínculo entre tutores e animais anda mais forte. Para 32% dos brasileiros, os pets ocupam um lugar emocional significativo, sendo tratados como filhos.

Muitos tutores já planejam a festa, pensando no ambiente e na rotina da casa para garantir que os animais se sintam confortáveis e seguros durante a celebração. A ideia é minimizar estresses como barulhos excessivos e movimentação intensa.

E na hora da ceia? Uma tendência do mercado de alimentos é a sofisticação dos produtos para os bichos, que se tornam alternativas para momentos como esses. A GranPlus, marca de alimento premium especial, está investindo nesse conceito. Segundo Mayara Andrade, médica veterinária da BRF Pet, há opções de alimentos comerciais e seguros para cachorros e gatos que podem fazer parte das festas. É o caso dos alimentos secos e úmidos no sabor peru e ovelha.

“As marcas da BRF são sinônimos do Natal brasileiro há gerações e isso só é possível porque estamos no cotidiano das pessoas, ouvindo seus interesses e necessidades. Isso se reflete também nas nossas marcas para pets”, afirma Denis Nakashima, head de marketing da BRF Pet.

Cardápio

Mayara dá dicas para quem quiser compor uma “ceia pet” com opções caseiras que não ofereçam riscos por intoxicação e que tragam diversidade de texturas e sabores. “Entre os alimentos que normalmente consumimos na ceia natalina, e que são bem-vindos para eles, estão os vegetais cozidos e frutas, com exceções da uva e da uva-passa”.

Vale reforçar que uva e uva-passa estão entre os alimentos proibidos para os bichos porque são tóxicos para eles. Pelo mesmo motivo, devem ser excluídos chocolate e castanhas em geral. Cebola, alho e temperos caseiros feitos com essa base também fazem mal para os pets.

Quem quiser proporcionar um momento mais especial para os pets pode preparar receitas utilizando a ração seca junto com a úmida. Um exemplo é o “cake pop”.

“Basta triturar a ração seca e misturar com o alimento úmido que o pet mais gosta. Pode ser sachê ou patê. Em seguida, o tutor deve moldar em bolinhas e inserir um palito, para que fique no formato de um pirulito. Caso necessário, deixe uns minutos no freezer para firmar. O tutor ainda pode polvilhar mais ração seca triturada para finalizar”, afirmou Mayara.

O pet terminou de comer a bolinha? Retire o palito. Ficar de olho no bicho faz parte nas horas de festa. E se alguém quiser dar um pedaço de peru ou pernil? Afinal, muitos animais fazem cara de quem está louco para comer também. A regra é verificar o condimento. “Essas proteínas são permitidas para os pets, porém, é preciso ter cuidado com os temperos utilizados”, recomendou a veterinária.