09/12/2024 - 10:08
Um estudo recente conduzido pela Universidade do Arizona revelou que a relação entre humanos e ancestrais dos cães nas Américas começou há cerca de 12 mil anos, dois mil anos antes do que se pensava anteriormente. Os resultados foram publicados na revista Science Advances.
O primeiro animal domesticado pelo humano foi o cachorro. Ainda há dúvidas se o processo teria acontecido em mais de uma região. Uma pesquisa de 2021 indica que humanos e canídeos já conviviam juntos na Sibéria há 23 mil anos aproximadamente. E quando a relação com os ancestrais dos cachorros teria se iniciado no continente americano? Os cálculos giravam em torno de 10 mil anos atrás.
“Agora temos evidências de que canídeos e humanos tinham relacionamentos próximos nas Américas antes do que sabíamos”, disse para o jornal da universidade François Lanoë, principal autor do estudo e professor assistente na Escola de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Comportamentais.
O time de pesquisas de Lanöe descobriu, em 2018, a tíbia de um canídeo adulto no sítio arqueológico de Swan Point, no Alasca. A datação por radiocarbono mostrou que o animal viveu cerca de 12 mil anos atrás, perto do fim da Era Glacial.
Em nova pesquisa de campo, em junho de 2023, os cientistas encontraram uma mandíbula canina de 8.100 anos. Isso foi em Hollembaek Hill, área próxima do primeiro sítio arqueológico. Análises químicas desses ossos revelaram a presença significativa de proteínas de salmão, indicando que os canídeos consumiam peixe regularmente.
Como naquele período esses animais caçavam na região quase exclusivamente presas terrestres, a presença de salmão na dieta sugere uma dependência dos humanos para obtenção desse alimento, apontando para uma relação próxima entre as espécies.
Os ossos dos canídeos de Swan Point e Hollembaek Hill são muito antigos e não se pode dizer que eles estejam relacionados às populações de cães conhecidas na modernidade, observou Lanoë. Para ele, do ponto de vista comportamental, eles se parecem com cachorros, pois comiam salmão fornecidos por pessoas. “Mas, geneticamente, eles não estão relacionados a nada que conhecemos”.
Isso quer dizer que esses canídeos poderiam ser lobos domesticados, em vez de cães. De todo modo, o estudo é mais um passo para entender nossa longa relação com esses animais.