17/11/2024 - 10:37
Fãs de cerveja que consomem a marca Lagunitas, presente no Brasil desde 2019, já sabem: a empresa tem um apego por cães e isso está estampado desde o logo. Nascida na Califórnia, a cervejaria usa em seu rótulo e nas tampinhas a imagem de um cachorro inspirado no personagem Petey, um buldogue na comédia “Os batutinhas” (The little rascals”), de 1994.
Nos EUA, a marca, que produz IPAS, é tão dog-friendly que tem sempre algum peludo circulando na sede, em Petaluma – eles só não têm acesso às áreas proibidas pelas autoridades sanitárias. Os tanques de fermentação da fábrica na Califórnia foram batizados com os nomes de pets “da família Lagunitas” que foram para o céu, como diz a empresa em seu site, esclarecendo que eles têm uma “obsessão por cachorros”.
Parte do Grupo Heineken desde 2017, a marca também se destaca por essa dedicação por aqui. “Desde que chegou ao Brasil, Lagunitas tem demonstrado seu compromisso com a causa cachorreira, que faz parte do DNA da marca. Esse vínculo foi estabelecido por meio de diversas ações de apoio a organizações, como Natureza em Forma, Amigos de São Francisco e Adote Vi.Ca, focadas na proteção e adoção de animais”, contou Renan Ciccone, diretor de marketing das marcas super premium do Grupo Heineken.
A primeira grande iniciativa da Lagunitas no Brasil foi o “Pataluma Dog Studio”, que ocorreu no Pop-up Taproom, espaço que ficou instalado durante três meses no Largo da Batata, em Pinheiros, na capital paulista. Cachorros para adoção foram as estrelas de um ensaio fotográfico, promovendo a visibilidade das ONGs parceiras.
Entre as ações mais recentes, a empresa destaca a campanha solidária realizada em maio de 2024 em parceria com o Instituto Heinken, pela qual foram arrecadados ração e outros suprimentos essenciais para ajudar animais afetados pela tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. Foram enviadas três mil toneladas de ração para a ONG 101 Vira Latas, além de outros produtos destinados ao bem-estar dos pets. “Para nós, o cachorro não é apenas um companheiro, mas parte essencial do universo Lagunitas”, afirmou o diretor de marketing.
Os principais esforços da marca no Brasil estão no apoio a adoções de cachorros, o que encontra ressonância entre seu público. “Os consumidores de Lagunitas compartilham do nosso amor pelos cães e têm se mostrado extremamente engajados em nossas ações. Nosso público, conhecido por sua conexão com um estilo de vida autêntico e descontraído, sempre acolhe iniciativas voltadas para a causa animal”, explicou Ciccone. Com isso, a marca tem colhido resultados positivos. O executivo menciona a ação “Donate the Logo”, em que o rótulo da cerveja foi substituído por fotos de cães para adoção, como exemplo. Segundo ele, a campanha, realizada em maia, levou a um aumento significativo de adoções durante a pandemia.
A mais recente iniciativa da marca foi o Lagunitas Pet Match junto com o Lagunitas Pet Day. Ciccone apontou o projeto como uma oportunidade de “interação lúdica e significativa” entre os consumidores e a causa cachorreira.
O Pet Match foi pensado como se fosse um “Tinder” para facilitar o encontro entre candidatos a tutores e cachorros. Para isso, foi criada uma landing page que, por meio de perguntas, avaliava se a pessoa é mais caseira, aventureira ou extrovertida, por exemplo. Por meio desse questionário, a ferramenta online buscou incentivar a adoção responsável já que indicava cães compatíveis com os estilos de vida dos candidatos.
Ao final desse processo, surgia na tela um cachorro da ONG Amigos de São Francisco que estava disponível para adoção, com o nome. Apesar do “match” na landing page da marca, isso não significava que o cão estava “reservado”. A adoção só seria confirmada após entrevista presencial com os responsáveis da ONG no Pet Day, assegurando que o processo fosse adequado e responsável. Os participantes também podiam conhecer os animais sugeridos no local.
Com o slogan “O dia que seu pet te leva pro rolê”, o Pet Day aconteceu em novembro, em São Paulo. O evento, aberto ao público, contou com ativações focadas nos cachorros. Além da feira de adoção com 12 animais, foram montados um estúdio de fotografia para os cães presentes e uma lojinha de itens da marca (todo o valor arrecadado foi revertido para a ONG). Quem passou pelo local, com seu pet ou não, pode saborear a IPA e aproveitar um set musical capitaneado por um DJ.
Desse modo, o Pet Day ofereceu uma experiência divertida para os participantes e celebrou a relação entre humanos e pets. “Invertemos a perspectiva tradicional dos eventos pet-friendly, criando um espaço onde os cães são os verdadeiros protagonistas e os humanos são os convidados”, explicou Ciccone.