24/03/2025 - 10:26
Jacarta, a capital da Indonésia, planeja transformar uma ilha do arquipélago das Mil Ilhas, região que fica a 45 quilômetros ao norte da cidade, em um santuário para gatos de rua. A ideia é inspirada nas “ilhas dos gatos” do Japão. O governador Pramono Anung anunciou que a iniciativa visa não apenas controlar a população de felinos que não têm lares, nem tutores, como também impulsionar o turismo local.
Até o ano passado, Jacarta tinha cerca de 860 mil gatos perambulando pelas ruas. A proposta é levar parte desses animais para a ilha. O projeto prevê a criação de um centro de reabilitação no local e um hospital veterinário aos felinos. A abordagem busca proporcionar cuidados adequados aos animais, ao mesmo tempo em que transforma a ilha em uma atração para turistas locais e internacionais, gerando receita para a região das Mil Ilhas.
“O Japão estabeleceu algumas ilhas e elas se tornaram destinos turísticos extraordinários”, declarou o governador Pramono Anung, segundo o jornal The Jakarta Post. Uma das ilhas famosas pela população de felinos no Japão é Aoshima.
Outra meta de Anung é esterilizar 21 mil gatos de rua neste ano. Apenas em fevereiro, foram realizadas mil esterilizações.
Especialistas enfatizam a importância de um planejamento cuidadoso para garantir que a ilha possua a infraestrutura necessária para atender às necessidades dos gatos e dos turistas, além de implementar medidas para prevenir impactos ambientais negativos. A sustentabilidade do projeto, de acordo com eles, dependerá de uma gestão eficaz e do envolvimento da comunidade local.