07/02/2025 - 16:52
Em julho, nos dias 05 e 06, os apaixonados por bichos terão um espaço para discutir temas sobre o universo pet, vivenciar experiências e aprender a treinar seu companheiro de quatro patas, entre outras ações. Essa é a tônica do Festival Pet, que se apresenta como o primeiro do gênero no Brasil, que irá acontecer na arena de eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O evento, que terá entrada gratuita, terá uma programação para agradar pets, adultos e crianças, prometem os organizadores. Na grade estão previstos workshops e palestras sobre cuidados com os bichos, adestramento, alimentação saudável e bem-estar animal.
O Festival Pet também terá eventos de adoção e de impacto social, inclusive envolvendo outros locais da capital paulista. Eles serão revelados depois.
O Grupo Petz é um dos realizadores do festival, iniciativa idealizada pela Pets Emotion, empresa especializada no segmento e que tem a ONG Vira Lata Vira Amigo como sócia, e pelo grupo Virada Sustentável (que promove o evento de mesmo nome).
A inspiração do evento é a própria Virada Sustentável. Entre as atrações planejadas estão shows musicais, apresentações de dança e teatro, atividades recreativas como oficinas de artesanato, brincadeiras e jogos.
Para Wagner Aguado, sócio fundador da Pets Emotion e criador da ONG Vira Lata Vira Amigo, o Festival Pet é uma oportunidade para celebrar o amor pelos animais de estimação. “A Pets Emotion e a Vira Lata Vira Amigo nasceram do forte desejo de ajudar os animais de rua. Com o festival, queremos também conscientizar a população sobre a necessidade de sermos responsáveis por eles”, afirmou.
Cachorródromo
Além do evento, o Grupo Petz será parceiro do Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, patrocinando o Cachorródromo. A companhia fará melhorias no espaço, localizado no portão 6, e levará ao parque ativações de marcas e pontos de venda. As reformas no Cachorródromo devem ser liberadas em março.
“Estamos muito animados com a parceria com o Parque Ibirapuera, pois entregaremos melhorias na experiência do parque como um todo, tanto para os pets quantos para seus tutores, principalmente na área do Cachorródromo. Além disso, ofereceremos produtos e serviços dentro do parque”, contou Marcelo Maia, vice-presidente de marketing, digital e inovação do Grupo Petz. Ele revelou que os frequentadores terão acesso, em primeira mão, a lançamentos e inovações da Petz.
Entre as empresas do grupo estão Petix, líder no mercado de tapetes higiênicos no Brasil; Cansei de Ser Gato (CDSG), plataforma digital de conteúdo e produtos exclusivos para gatos; e Zee.dog, que comercializa produtos e acessórios exclusivos para cachorros em mais de 45 países. A companhia é responsável pelo Adote Petz, programa de adoção de cães e gatos do país, com mais de 70 mil adoções promovidas desde 2007.
Questionada se há algum evento parecido com o Festival Pet, a organização respondeu que não conhece nada igual. “O que se vê são muitas feiras e eventos isolados, mas não um festival temático nesta proporção”, alegaram.
A programação deverá começar a ser divulgada em junho. A identidade visual do evento está sendo desenvolvida. A comunicação está a cargo da agência de publicidade Repense.