Maine coon é a maior raça de gatos que existe no mundo. Um macho adulto pode chegar a ter um metro de comprimento. Xartrux, que nasceu em Jaú (SP), com 70 gramas e era o menor da ninhada, supera esse tamanho. De acordo com sua tutora, a jornalista Márcia Oliveira, ele tem 1m26 de comprimento.

Como Barivel, um maine coon italiano, é o “maior gato do mundo” segundo o Guinness World Records, e mede 1m20, é justo que Xartrux reivindique esse título. Parte dessa história foi contada no programa “Domingão com Huck” neste domingo, 12, no quadro “Acredite em quem quiser”.

Na atração, Márcia, que é criadora da raça há 13 anos, contou que, apesar de Xartrux ter nascido bem pequeno, aos 10 meses ele já tinha atingido 1m16. Hoje, perto de fazer sete anos (em fevereiro), o bichano está “na batalha” pelo reconhecimento do recorde.

Instagram will load in the frontend.

Em janeiro do ano passado, o jornalista Jean Martins, marido de Márcia, iniciou o processo. Ele já está inscrito como candidato ao título de maior gato doméstico do mundo. “Agora, só falta enviarmos a medição oficial dele através de um veterinário responsável. Tudo registrado com imagens. Além desse formulário do veterinário, há outros para serem enviados, juntamente de todas as provas que comprovam o seu tamanho, como matérias que saíram na grande mídia”, contou.

Com todo esse material, a equipe do Guinness irá analisar todas as provas para verificar o recorde requerido. Enquanto o resultado não saí, Xartrux (cujo nome foi criado por Márcia) segue sua rotina, comendo salmão e tilápia e fazendo sucesso nas redes sociais. No Instagram, o perfil Felina Folia, que apresenta o gato e outros maine coons, tem mais de 40 mil seguidores. Mas, é claro, que ele é o rei.