Neste final de semana, no parque Ibirapuera, em São Paulo, acontece o Festival Pet, evento totalmente dedicado ao universo pet com programação repleta de palestras, oficinas, atividades e entretenimento. Há também espaço para lazer e descanso, food truck para humanos e bichos, distribuição de mimos e brindes de produtos para cães e gatos e informações para interessados em adotar um animal. O acesso é gratuito.

Uma das atrações é o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que terá palestras nos dois dias. Em uma delas, o tema será o lado positivo da humanização dos pets. A outra terá dicas para lidar com latidos, agressividade no passeio e dificuldades de o animal ficar sozinho, tudo para uma melhor relação do pet com a sociedade. Os encontros terão uma dinâmica de perguntas e respostas com o público e quem acertar mais respostas ganhará um kit especial.

Na parte de oficinas, uma delas é dedicada a primeiros socorros e saúde animal, ministrada por médicos veterinários do Centro Veterinário Seres, que faz parte do Grupo Petz, uma das realizadoras do Festival Pet, junto com Pets Emotion e Virada Sustentável. Outro destaque é a oficina de enriquecimento ambiental e de comandos básicos de adestramento, promovidas pelo Cão Cidadão (empresa fundada por Rossi).

Quem passar pelo evento, poderá levar seu companheiro peludo para a Casa do AU.tocuidado com Au.Migos Pets, um espaço dedicado à higienização dos pets e que distribuirá brindes. (Crédito:Divulgação)

Quem passar pelo evento, poderá levar seu companheiro peludo para a Casa do AU.tocuidado com Au.Migos Pets, dedicada à higienização dos pets. O espaço da Au.Migos Pets, marca do Grupo Boticário, é como uma “estação de cuidados”. A proposta é oferecer um momento de pausa e cuidado após um dia repleto de atividades. O local oferecerá serviços gratuitos para limpar e perfumar os pets, além de distribuir dois mil brindes com produtos práticos que facilitam a rotina de higienização em casa ou durante passeios, como bebedouros portáteis. A ativação propõe também um convite ao toque, reforçando a importância desses gestos no dia a dia com os bichos. O portfólio completo da marca, entre eles o lenço umedecido, estará exposto.

Na programação, há espaços dedicados a informações e exposições sobre entidades e programas que estimulam a adoção. Um deles é o Adote Petz, um dos maiores programas de adoção de cães e gatos do país, com mais de 70 mil adoções promovidas desde 2007. Há ainda feira de produtos com ONGs como Ampara Animal, Adote Um Gatinho, Vira-Lata Amigo e Encontrei um Amigo.

Haverá ainda um lounge de descanso e bem-estar para pets e tutores. A área conta com ombrelones, puffs, almofadas personalizadas, estações de hidratação para humanos e animais e um serviço de embelezamento.

Além disso, nas atrações musicais estão João Suplicy, a balada Petnique e Ellen Oléria, que vai cantar Nina Simone.

Gatos também brilham no evento

Se alguém pensou que o festival é só para tutores de cães, enganou-se. Outro momento que promete chamar atenção é a apresentação da Dra. Malê, a veterinária Maria Alessandra Del Barrio. Em oferecimento da Boheringer, ela estará no sábado na Tenda das Palestras para falar sobre o boom de adoções de gatos desde a Covid-19 e como os tutores podem ajudar seus bichanos a assumirem o protagonismo social.

A empresa Cansei de Ser Gato também marcará presença no evento, com um display do Chico, mascote e CEO da marca, em tamanho de humano. O totem será o ponto de encontro para quem quiser tirar fotos. No evento, serão feitos cadastros de novos agentes da DMF (Dominação Mundial Felina), uma ação da marca. Eles recebem descontos no site, mensagens sobre promoções, spoilers de futuros lançamentos e participam de atividades especiais. A marca promoveu ações de recrutamento em 2021 e 2022, e agora volta ao Festival Pet para reforçar sua missão: provar que os gatos podem dominar até mesmo um espaço feito para cães. Atualmente, a DMF conta com mais de 12 mil gatos cadastrados como agentes.

A programação completa está no site do Festival Pet.