A Sanrio, empresa conhecida principalmente pela Hello Kitty, celebra neste ano a 40ª edição de seu ranking de personagens. A votação é global e já está aberta. Fãs de todas as partes do mundo têm até o dia 25 de maio para colocar seus favoritos nos primeiros lugares. Para estimular o público a se engajar na ação, a marca divulga resultados prévios. No Brasil, a liderança do ranking não está com a Hello Kitty. Por aqui, quem está na frente, por enquanto, é o Chococat, um gatinho preto. Na sequência estão Pompompurin, um golden retriever, e Cinnamoroll, um cachorro branco.

No balanço global do Sanrio Character Ranking, o topo da preferência, nesta primeira fase de votação, está com Pompompurin, seguido por Cinnamoroll e Pochacco, um cão branco de orelhas pretas, demonstrando que, até o momento, os pets estão ganhando a competição. Na prévia geral, Hello Kitty está em quinto. Apesar de ser bem conhecida no mundo, ela ainda é confundida com uma gatinha. A Sanrio diz que a personagem é uma garota que mora com seus pais e sua irmã gêmea, Mimmy, em Londres.

No universo da Hello Kitty, gatos são representados por Chococat, que recebeu esse nome por ter o focinho cor de chocolate, Charmmy Kitty e Sugar, duas gatinhas brancas que costumam ser retratadas juntas.

No Brasil, estão na frente o gato Chococat e os cães Pompompurin e Cinnamoroll. No balanço global, o cachorro Pochacco também é destaque. (Crédito:Montagem com imagens de divulgação)

A próxima prévia do Sanrio Character Ranking será divulgada no dia 13 de maio. Os resultados finais serão anunciados em 29 de junho, durante o Sanrio Festival, no Japão, e também nas redes sociais da marca.

No Brasil, o primeiro balanço mostra que, em quarto lugar, está Kuromi, menina com visual de coelho que é rival de My Melody, esta sim uma coelhinha. Em seguida vem Agreetsuko, uma panda vermelho que canta heavy metal.

Lançado em 1986 pela revista Strawberry News, do Japão, o Sanrio Character Ranking se transformou ao longo dos anos em um evento global, superando 57 milhões de votos na edição do ano passado. A expectativa é bater esse número – e a companhia espera que os brasileiros ajudem nessa conquista.

Fãs brasileiros demonstram engajamento crescente

A conexão dos brasileiros com a turma da Hello Kitty é intensa, conta Caroline Manha, gerente comercial e de marketing da Sanrio no Brasil. “Temos uma relação emocional profunda com os personagens da Sanrio. Muitos cresceram com papelaria temática nos anos 90 e hoje continuam apaixonados por produtos colecionáveis, agora também voltados para seus pets”, afirma.

De acordo com Caroline, os brasileiros têm mostrado um engajamento crescente a cada edição do ranking. A participação reforça a percepção do carinho com que o público trata os personagens. E está mais evidente a identificação de tutores de pets com o universo da Hello Kitty – que completou 40 anos em 2024 – e da Sanrio.

“Muitos fãs levam esse carinho para além do consumo pessoal e buscam estender essa conexão aos seus animais de estimação, escolhendo produtos temáticos que refletem seu estilo e afeto. Essa afinidade tem sido um dos fatores que impulsiona o sucesso das linhas licenciadas para o público pet”, explica.

Afinidade dos tutores com os personagens impulsiona o sucesso de linhas licenciadas para o setor, como os produtos da Pet Society. (Crédito:Divulgação)

Roupas, acessórios e petiscos

Para Caroline, os produtos pet estão se destacando entre os artigos licenciados pela Sanrio, impulsionados pelo crescimento desse mercado e pela busca dos tutores por itens com apelo afetivo e design diferenciado. “Hoje, contamos com diversos produtos desenvolvidos para cães e gatos, como itens de higiene e beleza, em parceria com a Pet Society, além de uma coleção completa de acessórios e camas desenvolvida com a FreeFaro”.

Neste ano, a Sanrio irá lançar uma linha de petiscos licenciados com a Wow Pet Food. A novidade será apresentada em agosto na Pet South America, feira de negócios pet, em São Paulo. Ainda não há data de início de venda no varejo.

O universo da Hello Kitty, um ícone global, está presente em diversos produtos para pets, caso da linha de acessórios da FreeFaro. (Crédito:Divulgação)