A Sanrio, empresa conhecida principalmente pela Hello Kitty, celebra neste ano a 40ª edição de seu ranking de personagens. A votação é global e já está aberta. Fãs de todas as partes do mundo têm até o dia 25 de maio para colocar seus favoritos nos primeiros lugares. Para estimular o público a se engajar na ação, a marca divulga resultados prévios. No Brasil, a liderança do ranking não está com a Hello Kitty. Por aqui, quem está na frente, por enquanto, é o Chococat, um gatinho preto. Na sequência estão Pompompurin, um golden retriever, e Cinnamoroll, um cachorro branco.

No balanço global do Sanrio Character Ranking, o topo da preferência, nesta primeira fase de votação, está com Pompompurin, seguido por Cinnamoroll e Pochacco, um cão branco de orelhas pretas, demonstrando que, até o momento, os pets estão ganhando a competição. Na prévia geral, Hello Kitty está em quinto. Apesar de ser bem conhecida no mundo, ela ainda é confundida com uma gatinha. A Sanrio diz que a personagem é uma garota que mora com seus pais e sua irmã gêmea, Mimmy, em Londres.

No universo da Hello Kitty, gatos são representados por Chococat, que recebeu esse nome por ter o focinho cor de chocolate, Charmmy Kitty e Sugar, duas gatinhas brancas que costumam ser retratadas juntas.

No Brasil, estão na frente o gato Chococat e os cães Pompompurin e Cinnamoroll. No balanço global, o cachorro Pochacco também é destaque. (Crédito:Montagem com imagens de divulgação)

A próxima prévia do Sanrio Character Ranking será divulgada no dia 13 de maio. Os resultados finais serão anunciados em 29 de junho, durante o Sanrio Festival, no Japão, e também nas redes sociais da marca.

No Brasil, o primeiro balanço mostra que, em quarto lugar, está Kuromi, menina com visual de coelho que era rival de My Melody, esta sim uma coelhinha (as duas agora são amigas). Em seguida vem Agreetsuko, uma panda vermelho que canta heavy metal.

Lançado em 1986 pela revista Strawberry News, do Japão, o Sanrio Character Ranking se transformou ao longo dos anos em um evento global, superando 57 milhões de votos na edição do ano passado. A expectativa é bater esse número – e a companhia espera que os brasileiros ajudem nessa conquista.

Fãs brasileiros demonstram engajamento crescente

A conexão dos brasileiros com a turma da Hello Kitty é intensa, conta Caroline Manha, gerente comercial e de marketing da Sanrio no Brasil. “Temos uma relação emocional profunda com os personagens da Sanrio. Muitos cresceram com papelaria temática nos anos 90 e hoje continuam apaixonados por produtos colecionáveis, agora também voltados para seus pets”, afirma.

De acordo com Caroline, os brasileiros têm mostrado um engajamento crescente a cada edição do ranking. A participação reforça a percepção do carinho com que o público trata os personagens. E está mais evidente a identificação de tutores de pets com o universo da Hello Kitty – que completou 50 anos em 2024 – e da Sanrio.

“Muitos fãs levam esse carinho para além do consumo pessoal e buscam estender essa conexão aos seus animais de estimação, escolhendo produtos temáticos que refletem seu estilo e afeto. Essa afinidade tem sido um dos fatores que impulsiona o sucesso das linhas licenciadas para o público pet”, explica.

Afinidade dos tutores com os personagens impulsiona o sucesso de linhas licenciadas para o setor, como os produtos da Pet Society. (Crédito:Divulgação)

Roupas, acessórios e petiscos

Para Caroline, os produtos pet estão se destacando entre os artigos licenciados pela Sanrio, impulsionados pelo crescimento desse mercado e pela busca dos tutores por itens com apelo afetivo e design diferenciado. “Hoje, contamos com diversos produtos desenvolvidos para cães e gatos, como itens de higiene e beleza, em parceria com a Pet Society, além de uma coleção completa de acessórios e camas desenvolvida com a FreeFaro”.

Neste ano, a Sanrio irá lançar uma linha de petiscos licenciados com a Wow Pet Food. A novidade será apresentada em agosto na Pet South America, feira de negócios pet, em São Paulo. Ainda não há data de início de venda no varejo.

O universo da Hello Kitty, um ícone global, está presente em diversos produtos para pets, caso da linha de acessórios da FreeFaro. (Crédito:Divulgação)