31/03/2025 - 15:14
Primeira grande loja de departamentos no mundo, a Le Bon Marché Rive Gauche, em Paris, presta uma homenagem aos cachorros até o dia 20 de abril. A ação se espalha pelos andares da empresa, que vestiu seu espaço com uma decoração feita para agradar tutores e apaixonados por cães. Sob o conceito “Je t’aime comme un chien” (“Eu te amo como um cachorro”), a estratégia combina vendas, atividades para os pets, serviços e uma programação que inclui oficinas que vão da alimentação à brincadeira.
A Le Bon Marché diz que a loja se transformou em uma espécie de paraíso canino. Até as escadas rolantes foram tematizadas, reproduzindo ossos. Além de oferecer espaços para o animal se sentir em casa, diversas marcas apresentam seus produtos aos tutores. São roupas, brinquedos, alimentos e acessórios, entre outros itens. A empresa apoia uma ONG chamada Gamelles Pleines, que alimenta e cuida de animais que vivem em condições vulneráveis com seus tutores nas ruas.
Na parte de conteúdo, a variedade também é grande. Uma das atividades mais recentes da programação é a ioga com cachorro – ou doga. A prática será ministrada no próximo domingo, 6, pela treinadora de cães Andreea Sembely, que estará acompanhada do pastor australiano Jazz. Durante 45 minutos e ao custo de 40 euros, ela estimulará os inscritos a praticar o “Flow Wellness”, uma atividade suave que promete ajudar a fortalecer o vínculo entre humano e cachorro, propondo “um equilíbrio entre calma e energia”. As inscrições estão esgotadas.
Mas há vagas para a oficina de desenho de cães com aquarela, que acontece nesta sexta-feira, 4. Por mais de uma hora, o pintor Raoul Scipioni-Guenancia vai ensinar técnicas de desenho, com direito a cadernos e uma coleção de tintas. Tudo ao preço de 20 euros.

A exposição, como a loja se refere à iniciativa que deu largada em fevereiro, conta com um café tematizado no segundo andar. É lá que está montado o espaço da revista Batard, focada em cachorros e que circula a cada bimestre. A publicação, lançada em junho de 2023, circula com uma centena de páginas e 1% de suas vendas é destinado para uma associação de proteção animal.
Em um de seus posts no Instagram, a Le Bon Marché, comprada pelo grupo de luxo LVMH em 1984, destaca que é amiga dos cães desde sua criação, em 1852. Casinhas, coleiras e guias já eram oferecidas a clientes desde o século XIX. E ilustrações de cachorros já adornaram antigas capas de catálogos.