Com base em uma pesquisa científica, a Sheba criou um projeto que busca nos Estados Unidos um descendente dos gatos dos faraós egípcios. Para isso, a marca de alimentos da Mars recorreu a uma especialista na área, a geneticista norte-americana Leslie Lyons, cientista do Laboratório de Genética Felina e Medicina Comparativa, no Missouri, e ao criador de conteúdo Nathan Kehn, ou Nathan The Catlady.

O estudo de Leslie consistiu na extração e análise do DNA de um gato mumificado do antigo Egito que está no Museu do Brooklyn, em Nova York. Ela comparou os resultados com o DNA de gatos domésticos atuais e encontrou indícios de que um descendente desse animal pode estar nos EUA.

“Identificar um elo genético entre os venerados gatos do antigo Egito e os gatos domésticos de hoje foi uma descoberta monumental para meu laboratório”, declarou Leslie, em comunicado da Sheba. “Essa sequência específica de DNA só foi encontrada em gatos no Egito e nos EUA, revelando ainda mais questões a serem exploradas.”

A Sheba pontua que, no antigo Egito, os gatos se sentavam ao lado dos faraós como realeza. Desde então, os felinos permaneceram uma obsessão cultural, hoje dominando a internet. Ao lançar a linha Sheba Selections Filets, que a empresa posiciona como um “alimento divino”, a marca decidiu homenagear o legado de nobreza dos gatos dos tempos dos faraós. Por isso, partiu para encontrar um animal que apresente traços genéticos que se conectem aos felinos do Egito.

Foto avaliada

Para ajudar nessa “missão”, a marca desenvolveu uma ferramenta para celulares, o Pharaoh Cat Finder, uma solução alimentada por IA para ajudar tutores de gatos a descobrir se seus bichanos têm características semelhantes às da realeza egípcia antiga. Para isso, basta a pessoa tirar uma foto do seu gato na hora ou fazer o upload de uma imagem. A ferramenta avalia o retrato do animal para identificar traços compatíveis aos de gatos dos faraós.

O tutor que recorrer ao Pharaoh Cat Finder vai receber cupons para amostra grátis do Sheba Selections Filets. Quem compartilhar os resultados no Instagram e marcar a @shebabrandus vai concorrer a uma chance de ganhar um suprimento vitalício de produtos da Sheba.

Série online

A busca da marca por um herdeiro dos gatos dos faraós está sendo narrada em uma série de vídeos online apresentada por Nathan nos perfis da marca e nas redes sociais do criador.

Ele se encontrará com alguns tutores. O episódio em que Nathan se reúne com a geneticista Leslie já está no ar. A pesquisadora está conduzindo testes de DNA com potenciais herdeiros.

Instagram will load in the frontend.