25/04/2025 - 15:39
Dois livros prometem agradar tutores que têm paixão por literatura brasileira ou que estão em busca de novas leituras. A Maralto Edições está lançando as antologias Histórias Brasileiras de Cães e Histórias Brasileiras de Gatos, organizadas por Rogério Ramos e com textos de escritores consagrados. Ele é neto de Graciliano Ramos, autor da obra-prima Vidas Secas.
As antologias reúnem narrativas que mostram a presença de cães e gatos nos trabalhos de grandes nomes da literatura nacional, na forma de poemas, contos, crônicas e trechos de romances. Entre os escritores estão o próprio Graciliano (que tem a cachorra Baleia como um dos personagens de Vidas Secas), Carlos Drummond de Andrade, Carlos Heitor Cony, Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz, Rubem Braga, Zélia Gattai, Otto Lara Resende e Ferreira Gullar, entre outros.
Dedicação e homenagem
Editor com anos de atuação no mercado e apaixonado por animais, Rogério Ramos faleceu em agosto do ano passado, pouco depois de concluir o projeto. Por muito tempo, ele se dedicou à seleção dos textos. Nos momentos finais do trabalho, já doente, teve o apoio do irmão, Ricardo Ramos Filho.

A Maralto Edições pontua que Rogério sempre sonhou em criar coletâneas dedicadas a animais. Começou organizando textos sobre cães. Depois, focou em gatos. Seus planos iam além, com coletâneas sobre cavalos, pássaros e outros bichos.
Para Ricardo, administrar o projeto editorial do irmão é também um meio de homenagear a memória de Rogério.
“Meu irmão estudou Letras, foi editor, mas deveria ter sido veterinário. Adorava bichos de uma maneira geral. Desde os dinossauros, sabia tudo sobre eles”, comentou Ricardo. “Em casa, quando éramos pequenos, trazia passarinhos, montou um grande aquário, cachorro, porquinho-da-índia, gato, papagaio, periquito, tartaruga. Talvez desejasse fazer de nossa residência um zoológico”, completou.
Amor declarado e profundo
Rogério deixou comentários sobre cada um dos livros que organizou. A respeito de Histórias Brasileiras de Cães, escreveu “Fragmentos das memórias de Jorge Amado e Zélia Gattai trazem-nos os cães que compuseram seu universo familiar, reverenciando-os em primeira pessoa. Da mesma forma, Lygia Fagundes Telles também chama de fragmento seu relato sobre cães queridos”.
Já sobre a antologia reservada aos gatos, ele anotou “Surpreende o número de escritores brasileiros que declaram abertamente profundo amor a ele. Este foi o critério do garimpo de contos, crônicas, fragmentos de memórias e trechos de romances: mostrar os sentimentos dessa corrente (…) A intenção foi garantir a força do elo que une humanos e felinos em alguns dos nossos melhores textos literários”.
As duas coletâneas contam com um ensaio fotográfico em preto e branco assinado pela fotógrafa Rosane Lima.
A cumplicidade entre Carlos Heitor Cony e a cachorra Mila
Entre os textos selecionados por Rogério, está uma crônica de Carlos Heitor Cony, publicada no jornal Folha de S. Paulo em 31 de janeiro de 1994. O escritor relata sua relação de cumplicidade com a cadela Mila e a reação do animal no dia da morte de seu pai.
“Mila é mais sóbria, mais sólida e sábia. Na noite em que meu pai morreu, vim em casa tomar banho, fazer a barba, trocar de roupa, preparar-me para o dia que me aguardava. Sempre que coloco a chave na fechadura, por menos ruído que faça, ela se coloca atrás da porta e espera. Pula em cima de mim, seu hálito aquece meu pescoço, seus olhos procuram os meus e ela me lê, sabe como estou, como foi meu dia e como está a vida.
Naquela noite não pulou, nem olhou meus olhos. Cabeça baixa, rabo entre as pernas, ela sabia. Eu não avisara a ninguém, mas a ela nada precisava dizer. Encostou-se aos meus joelhos, cúmplice e solidária. E ela, que do mundo lá fora esperava um pai, do mundo lá fora recolheu um órfão.”

Onde encontrar
As antologias Histórias Brasileiras de Gatos e Histórias Brasileiras de Cães já estão disponíveis para compra no e-commerce da Maralto e em livrarias parceiras. As obras também integram o Programa de Formação Leitora Maralto, iniciativa voltada para escolas em todo o país.
Na quarta-feira 30, em São Paulo, haverá um evento de lançamento das coletâneas na Livraria da Vila, na Vila Madalena. Ele contará com uma roda de conversa com Cristiane Mateus (publisher da Maralto Edições), Rosane Lima (fotógrafa responsável pelo ensaio dos livros) e Mariana Ramos (irmã do editor Rogério Ramos). A mediação será de Ricardo Ramos Filho.