25/08/2025 - 11:08
Com cerca de 33 mil visitantes em três dias de atividades no Distrito Anhembi, em São Paulo, a Pet South America (PSA), principal evento do mercado pet na América Latina, apresentou novidades para tutores e para profissionais que atuam no segmento. Em sua 25ª edição, ela recebeu 271 marcas exibidoras. Em um evento desse porte – que representa um setor de R$ 75 bilhões no Brasil, segundo a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) –, há atrações para todos os perfis de público.
Quem acompanhou a feira, pode conferir de perto novidades que vão desde tecnologias para facilitar os cuidados do dia a dia a equipamentos para aprimorar diagnósticos, passando por uma maior oferta de alimentos, de rações secas e petiscos com novos sabores e ingredientes saudáveis a opções de marcas focadas nos naturais. Houve espaço até para trends das redes sociais, como o morango do aumor, e uma área nova dedicada aos apaixonados por peixes e aquarismo (EcoFish), com direito a exibições de espécies raras que chegam a custar mais de R$ 25 mil.

Para Guilherme Martinez, diretor do portfólio pet da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento, outro destaque foi a área chamada de PetVet, dedicada ao mercado veterinário, com palestras e apresentações de tecnologia de ponta. Um dos equipamentos abordados nesse setor foi um o ultrassom Vetus 80, da Mindray, que recorre à Inteligência Artificial para viabilizar diagnósticos rápidos e precisos para cães, gatos e animais de grande porte.
Confira abaixo alguns dos destaques da Pet South America 2025:
• Tecnologia e conforto em casa – A Pet in Show, que comercializa produtos da marca NewPet, apresentou uma caixinha de areia autolimpante, que parece uma cabine, que vem câmera, capaz de fazer transmissões ao vivo. Com ajuda de IA, os sensores do equipamento detectam quando o gato usou a caixa e se há alguma alteração no dejeto. Os resíduos são separados e descartados para um compartimento vedado. E um aviso é emitido no celular do tutor. A caixinha custa cerca de R$ 4 mil. Também foram mostradas mochilas de transporte de pets e kits de higiene com aspirador de pelos.
• Viagens e passeios com mais praticidade – Segundo a PSA, no ano passado, 100 mil animais voaram pelo Brasil, 20% a mais que em 2023. Por isso, o mercado de produtos para bichinhos em trajetos vem se expandindo. A São Pet destacou, entre seus itens, a linha de bolsas para transporte aéreo, confortáveis e com fundo impermeável. A Chalesco trouxe mochilas para levar gatos para passear. Elas oferecem visão panorâmica para os bichanos e são feitas com tecido respirável. Já a Família de Estimação chamou atenção com as lancheiras 3 em 1, em quatro opções de cores, que servem para levar comida, água e ainda tem um espaço para o tutor carregar saquinho higiênico.
• Morango do Aumor – Sucesso absoluto na PSA, a versão canina do doce da moda chamou atenção para a Laika Snacks, confeitaria pet de Ribeirão Preto (SP) que foi uma das expositoras no estande da Sebrae na feira. A pet chef Catia Stegle, fundadora da empresa que produz comida 100% natural, desenvolveu o morango do aumor seguindo uma sugestão de cliente. Ela já preparava uma versão saudável de maçã do amor para cães e resolveu entrar na trend. O quitute é feito de morango, envolto com batata-doce e coco e cobertura natural de beterraba com gelatina (obviamente, o alimento não leva chocolate, que é tóxico para os pets). No evento, o item saiu por R$ 12. Todas as unidades feitas para a PSA foram vendidas.
• EcoFish, espaço exclusivo para quem é fã de peixes – Um pavilhão de 2 mil m² foi reservado para a EcoFish Brasil, feira de aquicultura e ecossistemas aquáticos que aconteceu pela primeira vez na PSA (esta é a terceira edição do evento). Ela representa um setor que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com os organizadores, o país soma 22,6 milhões de peixes ornamentais. Entre as atrações da área estiveram espécies como moreias, peixe-leão, aruanã prata e a piramboia-xântica, que pode custar mais de R$ 25 mil e que vem sendo procurada no mercado internacional, de acordo com a Franco Aquarismo. É um peixe brasileiro que, por uma condição genética rara, muda sua coloração, ficando branco. Outra atração da feira foi a “fazenda de corais”, da Black Reef. A empresa mostrou mais de 30 espécies de mudas, com preços que variavam de R$ 50 a R$ 450.
• Cheirinho de chiclete – A Perigot, marca que oferece itens para banhos e outros produtos para o mercado pet, atraiu o público para seu estande com a nova linha Chiclete, com xampu, condicionador e colônia no aroma tutti-frutti. Uma das indicações é para banhos temáticos e ações especiais. Os produtos têm fixação duradoura (de 5 a 9 dias).
• Dietas funcionais para cães e gatos – Realizado pela primeira vez no PSA, o Petfood Forum Brasil abordou como a demanda por dietas com ingredientes funcionais para cães aumentou quase 20% de um ano para cá, segundo dados apresentados no evento. No caso dos gatos, o crescimento foi de 9%. Probióticos, ômega 3 e antioxidantes estão entre os componentes mais utilizados pela indústria para promover saúde e longevidade aos pets. O movimento acompanha a força do mercado de alimentação animal, que representa 53,5% do faturamento de todo o setor pet, conforme a Abinpet.
• Gomas mastigáveis – A Quinta Pet, foodtech brasileira especializada em alimentação natural para cães, lançou uma linha de suplementos mastigáveis. Chamados de gummies, os produtos têm formulações naturais e foco em benefícios clínicos para cachorros de diferentes perfis. Com textura semelhante à de uma bala de gelatina, as gomas foram desenvolvidas com colágeno hidrolisado e uma combinação de nutrientes funcionais (como glucosamina, condroitina, biotina, lisina, vitaminas do complexo B, A, E, zinco, manganês e aminoácidos essenciais). As fórmulas são livres de aditivos químicos e ultraprocessados. A apresentação é no formato de petisco. A recomendação é de uma goma por dia para cada 10 kg de peso corporal do cão. O produto chega ao mercado em duas versões: Pele & Pelo e Imuno & Gastro, ambas de uso diário e indicadas para cães de todos os portes, inclusive aqueles com sensibilidades alimentares.
• Joias com propósito – Desde 2018, a PetMom cria joias e semijoias personalizadas para pessoas que querem ter a representação de seus bichos em peças que vão de pingentes, colares e brincos a chaveiros e canetas. E vale celebrar o vínculo com qualquer animal: cão, gato, cavalo, ave, porquinho-da-índia. A marca destaca que parte de tudo que é vendido reverte mensalmente para ONGs de proteção animal, entre elas a Moradores de Rua e Seus Cães.
• Competição de grooming e ação solidária – Uma das mais importantes competições de tosa e estética animal da região, a Mastergroom Brasil, foi palco também para a solidariedade. Vinte profissionais especializados se voluntariaram para transformar o visual de 10 cães resgatados de duas ONGs de São Paulo. A ação já se tornou tradição na PSA. Com a tosa e outros cuidados estéticos, esses cachorros ganham um novo aspecto saudável, o que contribui para sensibilizar possíveis adotantes. O O Mastergroom 2025 reuniu cerca de 600 competidores durante os três dias de feira e distribuiu aproximadamente R$ 100 mil em prêmios, entre valores e equipamentos.
• Saúde mental em foco – Na arena Pet Comportamento, uma das palestras que chamou atenção foi do veterinário norte-americano Marty Becker, fundador da iniciativa Fear Free, que tem a missão de educar especialistas, comunidades e tutores a respeito do bem-estar emocional de animais e formas de reduzir o medo, a ansiedade e o estresse nos pets. Ele alertou para o crescimento de prescrição de antidepressivos para cachorros (pesquisa da Royal Veterinary College) e falou sobre sofrimento emocional de pets. Entre os sinais mais comuns estão falta de apetite, orelhas baixas, apatia e isolamento social. No caso dos cães, uma das características é o comportamento obsessivo, que se intensifica quando os sintomas passam despercebidos. Já nos gatos, o quadro costuma se manifestar de forma mais silenciosa: “Eles ‘congelam’, como se ficassem petrificados”, descreveu Becker.