29/04/2025 - 18:38
É comum que cachorros idosos sejam deixados de lado nas adoções. Uma das crenças é que eles não aprendem coisas novas. De olho nisso, a Consul decidiu convocar cachorros mais velhos de abrigos e ensinar truques para eles com a ajuda do zootecnista Alexandre Rossi, conhecido como Doutor Pet. Eles estrelam a nova campanha da marca, que apresenta um produto que também irá ajudar na causa animal: uma cervejeira caramelo de edição limitada.
Rossi, famoso especialista em comportamento animal, treinou cães das ONGs Vira Lata Vira Amigo e Abrigo do Jello para participarem do comercial, criado pela agência de publicidade DM9. Os animais aprenderam a abrir a porta da cervejeira e a levar uma latinha para ele.
Na campanha, a frase popular “cachorro velho não aprende truque novo” é contestada com as cenas dos animais cumprindo os comandos. O comercial chama atenção também para um dado: cães idosos têm cinco vezes menos chance de serem adotados.
Para combater esse quadro, o Doutor Pet sugere ao público adotar um cachorro mais velho, seguir os treinamentos que ele irá passar para os tutores e apoiar a causa. Como parte da campanha, a marca irá disponibilizar nas redes sociais um pacote de aulas tutoriais dadas por Rossi. Além disso, parte das vendas da cervejeira será revertida para as duas ONGs que fazem parte do projeto.
Como surgiu a ideia da cervejeira caramelo
Essa é a primeira vez que a Consul se envolve em uma causa animal. A marca quis celebrar a relação emocional especial entre humanos e cães com a campanha “Vai de Consul”. Segundo Laura Esteves, vice-presidente de criação da DM9, a ação visa mudar a percepção de que cães com idade avançada não podem aprender novos comandos. “A ideia é inspirar todos a darem uma nova chance a esses animais”, explicou.
“A cervejeira representa momentos de confraternização e amizade, pois é um produto que reúne amigos para aproveitar bons momentos juntos. E, ao trazermos os cães para essa narrativa, estamos celebrando o melhor amigo do homem, incentivando a adoção de cães mais velhos e apoiando ONGs que fazem a diferença”, completou Laura.
Bertha Fernandes Kowalczyk, head de marcas e comunicação da Whirlpool, companhia que tem Consul e Brastemp no portfólio, afirmou que Consul, uma empresa nacional, busca traduzir os gostos e hábitos do brasileiro em soluções práticas e com significado. “Unir duas grandes paixões nacionais — a cerveja gelada na temperatura ideal e o vira-lata caramelo — foi um caminho natural para nós. Essa conexão afetiva tão presente no imaginário coletivo brasileiro inspirou a criação da edição limitada da cervejeira na cor caramelo, já com a proposta de gerar conversas relevantes e ir além do produto”.
Consul lançou outras iniciativas com forte apelo cultural, como a edição limitada da cervejeira “Juventus”, lançada em homenagem à camisa centenária do tradicional clube da Mooca, em São Paulo. “A parceria com as ONGs Vira Lata Vira Amigo e Abrigo do Jello reforçou esse propósito, ampliando o alcance da ação e trazendo à tona uma causa importante: a valorização e adoção de cães, especialmente os mais velhos”.

Parceria na construção da campanha
A executiva da Whirlpool contou que a escolha de colocar os cães idosos no centro da campanha veio das conversas com as ONGs parceiras. “Elas nos trouxeram esse olhar sensível sobre os desafios enfrentados por animais mais velhos na hora da adoção. Muitas vezes, esses cães são deixados de lado por um preconceito infundado de que não conseguem mais aprender ou se adaptar”.
A troca com as ONGs permitiu que a marca encontrasse uma oportunidade de dar visibilidade a essa pauta por meio de uma narrativa verdadeira e afetiva. “A campanha busca justamente isso: unir inovação com empatia, mostrando que, com estímulo e carinho, qualquer cão — mesmo os mais velhos — pode surpreender e criar novas conexões com quem escolhe adotá-los”, disse Bertha.
ONGs atendidas
As ONGs beneficiadas com parte das vendas da nova cervejeira são Vira Lata Vira Amigo e Abrigo do Jello, organizações que desde 2010 se dedicam à proteção, ajuda e procura de lares para cães da região de Grande São Paulo. Atualmente, elas cuidam de mais de 250 animais.
Edição limitada
A cervejeira na cor caramelo tem estoque limitado. O preço de lançamento, como visto na loja online da marca, é R$ 2.349.
O aparelho tem cinco níveis de temperatura, atingindo até -4°C, o que garante bebidas geladas sem congelar. Com capacidade de até 75 latas de 350 ml, o equipamento tem display de temperatura na porta, com uma parte em vidro para visualização do estoque. As prateleiras são ajustáveis e acomodam embalagens de long neck ao litrão.
