20/01/2026 - 8:40
Ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar correto é um dos maiores desafios enfrentados por tutores, especialmente nos primeiros meses de convivência. Para a adestradora Christiane Costa, o sucesso do aprendizado não depende da idade do animal, e sim de um tripé fundamental: rotina, orientação clara e equipamento adequado.
A ansiedade do animal raramente é a culpada pelo xixi no lugar errado, como muitos acreditam, pontua Christiane, que também é CEO da Pipi Dolly’s, empresa pioneira no desenvolvimento de um sanitário pet. Segundo ela, a falta de limites da área de alívio do cão e a ausência de uma demonstração clara do que deseja o tutor são os principais obstáculos para o aprendizado. “O cachorro precisa de feedback claro, com correção feita somente com a voz alterada, sem agressão, para ele entender o que não pode e aprender com segurança”, explica.
Para facilitar o treino, o tutor deve observar os ciclos naturais do cão. Momentos após o pet comer, beber água, acordar e brincar são janelas críticas onde a vontade de urinar surge. Christiane ressalta que a organização do espaço doméstico dita o ritmo do aprendizado. O animal deve ter um espaço delimitado onde o sanitário, a água e a cama estejam bem separados.
“O primeiro passo é definir o local onde o pet vai ficar e onde ele deve fazer as necessidades. O ambiente precisa ser organizado, delimitado, principalmente nos primeiros dias”, orienta a adestradora. A área escolhida ou o sanitário feito para cachorros deve estar acessível, especialmente quando se trata de filhote. “Facilidade de acesso evita erros e acelera o aprendizado”, diz a especialista.
Passeio não é banheiro
Christiane propõe que se separe a hora do lazer e a hora das necessidades. De acordo com ela, ensinar o cão a depender exclusivamente da rua para urinar pode gerar problemas de saúde e ansiedade. “Não sou adepta a ensinar o pet a fazer as necessidades na rua. Passeio é para gastar energia, explorar o ambiente e socializar, não para criar dependência para xixi e cocô. O ideal é que o cachorro tenha acesso ao sanitário em casa, podendo fazer as necessidades sempre que sentir vontade, sem precisar esperar pelo horário do passeio”, afirma.
Sanitários caninos atuam como um facilitador biológico. Ele tem uma estrutura que não suja as patas ou o ambiente, mas mantém uma referência olfativa (da urina) em uma bandeja, o que serve de guia para o cão e acelera o processo de aprendizagem. “A experiência mostra que o aprendizado definitivo do lugar correto do xixi costuma levar de 8 meses a 1 ano e dois meses, coincidindo com a chegada da fase adulta. No entanto, observamos que o uso de sanitários caninos acelera muito esse processo”, diz a adestradora.
