27/02/2025 - 16:04
Na disputa do título da Série Ouro do Carnaval do Rio, a escola de samba São Clemente vai entrar na Sapucaí no próximo sábado, 1, com um tema que promete emocionar o público apaixonado por cães e gatos. Com o samba-enredo “A São Clemente dá a voz a quem não tem”, a agremiação vai falar sobre proteção animal e sobre vira-latas, abordando do lado mais lúdico do convívio com os bichos de estimação à luta pelos direitos dos animais.
Uma ala inteira é dedicada à ONG Paraíso dos Focinhos, que há 14 anos trabalha no resgate e cuidado de animais em situação de risco, e que é parceira da escola de samba, ajudando, inclusive, no enredo deste ano. A presidente da entidade, Hanri Soares, revelou que eles deram ideia para uma ala que falasse de cavalos.
“Não ia ter na pauta porque a ideia é falar mais de vira-lata. Mas, como o tema é proteção dos animais de forma geral, e a gente resgata cavalos, fizemos a sugestão”, contou. Hanri diz que, em muitas cidades, os cavalos que eram usados para puxar charretes no trabalho de turismo estão sendo substituídos por carrinhos elétricos.
A ONG atualmente cuida de 14 cavalos vítimas de maus tratos. A maioria puxava charretes, por vezes para carregar material de construção, que é pesado. “Depois que eles não servem mais, são descartados. A gente pega esses animais”, explicou Hanri.
A São Clemente levará para a Sapucaí alegorias e fantasias que retratam a trajetória de animais resgatados e a importância da adoção responsável, reforçando a mensagem de que todos merecem uma segunda chance. Vale ressaltar que bichos não vão para a avenida, como parte das regras da Liga das Escolas de Samba, e como medida protetora.
Alas
A comissão de frente fala de vira-latas. No abre-alas, devem surgir caramelos. Na sequência, serão mostrados momentos de brincadeiras que os tutores têm com os bichos, com foco na alegria. Depois, será a vez das mensagens sobre maus tratos e o problema do abandono de pets. No final, a escola destaca o papel dos protetores. A ideia é unir diversão, emoção e conscientização, mexendo com o coração das pessoas.

São Francisco
Voluntários e colaboradores da ONG vão participar do desfile levando para a avenida a mensagem de amor, respeito e proteção aos animais. Os integrantes da entidade escolheram a fantasia com tema de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais. “O samba-enredo fala de São Francisco. Todo mundo na ONG é devoto do santo”, afirmou Hanri.
Ela declarou que fazer parte do desfile é uma honra para a ONG, que levará a causa animal para um evento grandioso. “Esperamos que essa participação sensibilize o público e inspire mais pessoas a se juntarem a nós na luta pelo bem-estar animal”, completou.
Abandono
Sobre o abandono de animais, Hanri observou que, em todo período de férias e de grandes feriados – como o Carnaval –, o problema se agrava. “As pessoas viajam e, às vezes, não querem levar seus bichos. Fora isso, tem as pessoas que deixam os animais em lugares inapropriados. Deixa com vizinho, com parente, com empregado. Os animais podem fugir”, alerta.
Confira a letra do samba:
A São Clemente Dá Voz a Quem Não Tem
São Francisco abençoa
Um grito ecoa no meu coração
Pelos animais clamo em prece
O carinho a quem merece
Muito mais que estimação
No lar da felicidade
Alegria e paz, cumplicidade
Te aperto em meus braços
Vou seguindo seus passos
Meu companheiro onde quer que eu vá
É preto, é caramelo
Teu afeto curador
Meu amigo corre e brinca
Livre como um sonhador
Pelas ruas a vagar
Um cão sem dono
Anjo sem asas a procurar
Um lugar onde o medo não faça morada
Longe do homem tão cruel
E que a maldade seja abandonada
Respeitar é resgatar dignidade
Em doses de humanidade
Cuidar e proteger (como eu amo você)
Onde houver fome, que eu leve esperança
Onde houver tristeza, que eu leve a fé
Pro bem-viver eu sou a voz pro amor vencer
São Clemente vai na raça
Brasileiro, vira-lata, o povo te adotou
Fiel companheiro, no escuro me guia, és minha luz
Teu olhar é o que me seduz