Com o objetivo de conscientizar sobre a guarda responsável de pets e evitar a compra por impulso, a Cobasi suspendeu, pelo oitavo ano consecutivo, as vendas de coelhos e roedores no período perto da Páscoa, que se celebra no dia 20 de abril. A campanha “Coelho Não É Brinquedo”, realizada pelo pilar social da varejista, Cobasi Cuida, abrange mais de 245 lojas pelo Brasil. A ação começou nesta segunda-feira, 7, e se estende até 22 de abril.

A iniciativa da Cobasi nasceu da percepção de que, como o coelho é um dos símbolos da Páscoa, havia maior interesse pela compra desses animais no período. O ponto importante é que, após a celebração, havia um aumento de devoluções, abandono ou entrega dos bichinhos para terceiros. Isso porque muitas vezes as pessoas compravam os coelhinhos para presentear crianças, sem pensar nos cuidados que eles demandam.

Combate ao abandono

“Coelhos são pets que exigem cuidados específicos e um compromisso de longo prazo. Ao suspender as vendas nesse período, queremos reforçar a conscientização sobre a guarda responsável e evitar compras por impulso, que podem resultar em abandono ou em dificuldades para os tutores. Nosso objetivo é promover a educação e garantir que esses animais sejam adotados com plena consciência de suas necessidades”, afirmou Daniela Bochi, gerente do Cobasi Cuida.

Além da suspensão das vendas, nos locais onde estariam os bichos, a Cobasi disponibilizou um material da campanha, explicando que coelho não é brinquedo, e sim um pet que requer cuidados. Um QR Code leva para o blog da empresa que dá mais detalhes sobre as necessidades da espécie e outras informações, como o tempo médio de vida e visitas ao veterinário.