Cientistas descobrem o que determina a cor laranja em gatos
Depois de 60 anos de mistério, duas pesquisas internacionais encontram uma proteína que explica o tom
Para compartilhar:
Na maioria dos mamíferos, incluindo humanos, o cabelo ou pelo ruivo é causado por mutações na proteína Mc1r. Nos laranjinhas, porém, essa alteração não ocorre. Qual seria a razão do tom nos felinos? Agora, os cientistas têm uma resposta. (Crédito: Pixabay/ Szabolcs Molnar)
Qual o gene por trás da cor laranja do gato? Essa pergunta levou mais de 60 anos para ser respondida. Duas pesquisas internacionais – uma da Universidade de Stanford (EUA) e outra da Universidade de Kyushu (Japão) – finalmente desvendaram o mecanismo biológico que determina o tom nos felinos. Os estudos também explicam por que a maioria dos bichanos alaranjados é macho.
A descoberta está em uma proteína que influencia a cor do pelo de uma maneira que não tinha sido vista em outros animais. Nessa hora, os apaixonados por seus laranjinhas ou por felinos de cores diferentes podem dizer que só mesmo gatos seriam tão especiais.
Na maioria dos mamíferos, incluindo humanos, o cabelo ou pelo ruivo é causado por mutações em uma proteína da superfície celular, a Mc1r. Ela determina se as células da pele (melanócitos) vão produzir um pigmento escuro ou um mais claro, entre vermelho e amarelo.
Existem dois tipos de melanina: eumelanina (marrom escuro e preto) e feomelanina (amarelo avermelhado e laranja). Mutações na Mc1r fazem com que os melanócitos produzam somente o pigmento claro, a feomelanina. O problema é que a maioria dos gatos alaranjados não tem essas alterações na proteína em questão. Daí, o mistério da cor nos felinos.
Outro ponto estava na mira dos pesquisadores: gatos tricolores (também chamados calicos) ou rajados com tons alaranjados, resultantes do cruzamento de um felino preto com um laranja, são quase sempre fêmeas. Já os bichanos alaranjados são, em geral, machos. Isso sugere que a variante genética que define se o pelo será escuro ou claro está no cromossomo X.
Para compartilhar:
Compartilhe:
Copie a URL:
Comunicar Erro
Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta Página: