Uma das imagens mais marcantes do ano é a do cavalo Caramelo preso em um telhado cercado por água, em Canoas (RS), em maio, quando as chuvas castigaram o estado e provocaram enchentes devastadoras. Resgatado em uma operação transmitida ao vivo pela TV, o animal hoje é ícone de resiliência e neste mês voltou a se destacar na mídia. Caramelo é o protagonista de uma campanha publicitária e virou “personalidade” em um quadro do Fantástico, o “Amigo Oculto”.

Contratado como influenciador digital, o cavalo estrela uma propaganda da plataforma de streaming Paramount+. O foco é a última parte da quinta temporada da série “Yellowstone”, que estreou no domingo 22. Com divulgação nacional, a campanha apresenta Caramelo como “o maior fã” da produção, que narra a história de uma família, os Dutton, que controla o maior rancho de gado dos Estados Unidos.

A propaganda até rebatiza o cavalo. Ele é o “Caramellowstone”. A campanha, criada pela agência Mirum, fala do resgaste do animal e mostra como ele está hoje, apresentando-o também como presidente do fã clube de “Yellowstone” no Brasil.

Caramelo, que tem perfil no Instagram com mais de 100 mil seguidores, está sob os cuidados da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e vive em uma fazenda-escola da instituição. Recentemente, ele foi anunciado como adotado pela Ulbra. O cavalo recebe tratamento especializado, está saudável, inspirou uma linha de brinquedos e atividades educativas e já participou de eventos.

O dinheiro da campanha será usado para os cuidados do cavalo e de outros animais da Ulbra, que adotou oficialmente Caramelo.
O dinheiro da campanha será usado para os cuidados do cavalo e de outros animais da Ulbra, que adotou oficialmente Caramelo. (Crédito:Divulgação)

Como muitas estrelas, Caramelo teve direito a um dublê. Outro animal fez as cenas com mais ação, para assegurar o bem estar do cavalo famoso. Foram programadas pausas para água e comida. A filmagem foi feita no Haras Virginia, na cidade de Portão (RS). Uma equipe veterinária e os cuidadores de Caramelo acompanharam a produção. Nas cenas, Caramelo foi monitorado pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, Jean Soares.

Os valores pagos pela participação de Caramelo como influenciador digital na campanha serão investidos em seus cuidados e de outros animais resgatados, segundo a Ulbra. O dinheiro também irá ajudar na construção de um estábulo de alto padrão.

No Fantástico, Caramelo participou do quadro 'Amigo Oculto'.
No Fantástico, Caramelo participou do quadro ‘Amigo Oculto’. (Crédito:Reprodução / G1)

Foi Jean Soares quem fez o sorteio do “Amigo Oculto” de Caramelo, um dos 19 convidados da brincadeira realizada pelo Fantástico. O quadro contou com artistas da música, da TV, atletas e personalidades da internet e dos memes, entre outros nomes que estiveram em algumas das reportagens do programa em 2024. Caramelo recebeu um kit de beleza do cantor goiano Grelo (do hit “Só fé”). O cavalo tirou como amiga oculta a judoca Beatriz Souza.

Confira a campanha do “Caramellowstone”: