Os populares caramelos são ícones do país e campeões de memes, demonstrando o lugar que ocupam no coração dos brasileiros. Ainda assim os vira-latas, que são maioria nos abrigos, têm 90% menos chances de serem adotados do que um cachorro considerado de raça. Para estimular mais adoções de cães Sem Raça Definida (SRD), a Pedigree lança um movimento protagonizado pelos caramelos para valorizar os vira-latas, dando a eles tratamento típico dos animais de raça.

A campanha “Pedigree Caramelo” irá promover uma pesquisa genética com esses vira-latas, criar um Kennel Club próprio e promover um Caramelo Dog Show, como acontece com os cachorros de raça. E, para dar mais impulso à iniciativa, conta com o pet influencer Bambino e a atriz e apresentadora Tatá Werneck como embaixadores. Eles têm o apoio de um time de personalidades formado por João Vicente de Castro, Alejandro Claveaux, Gabriel Louchard, Jhonatan Oliveira, Gustavo Tubarão e TET.

Com 12 animais adotados, Tatá é reconhecida por sua paixão por pets e pelo apoio à causa animal. A atriz está à frente da campanha após compartilhar em suas redes sociais sua indignação ao descobrir que cachorros vira-latas, assim como sua cachorra Maminha, não podem ser inscritos em dog shows por não serem considerados de raça.

Tatá recebeu o apoio da Pedigree para darem início a uma campanha oficial que valoriza, reconhece e busca mudar a realidade dos caramelos e dos SRDs. A iniciativa começa com um filme publicitário, criado pela agência AlmapBBDO, e que será visto no cinema, no YouTube, nas redes sociais e no mobiliário urbano.

A pesquisa genética será feita em parceria com a empresa DNA Pets, que analisará 350 caramelos. A meta é descobrir as características físicas, genéticas e de saúde que são comuns entre eles. O Caramelo Kennel Club será uma comunidade promovida pela marca com o propósito de unir os tutores apaixonados por seus vira-latas e que terá conteúdos exclusivos, notícias, eventos de adoção e novidades desse universo. Já o Caramelo Dog Show, marcado para 31 de março, será um encontro desse cão com outros amigos de quatro patas que incluirá um grande evento de adoção.

A empresa também adotará nova embalagem de um dos produtos da Pedigree, que passará a ter a foto de um caramelo. A companhia tem um programa de adoção famoso, o Pedigree Adotar é Tudo De Bom, com o qual a marca se posiciona como ativista. O propósito é garantir que todos os cães tenham lares amorosos.

No Brasil, cerca de 30 milhões de animais não possuem um lar, segundo o Índice de Abandono Animal, realizado pela Mars Petcare. Segundo Rodrigo Alfieri, gerente global de marketing da marca, a Pedigree enxerga o caramelo como um representante dos cães SRD, além de ser um ícone cultural. “Embora a conscientização sobre o abandono animal esteja crescendo, fatores como aparência, idade e cor da pelagem influenciam diretamente nas chances de adoção desses animais. Acreditamos que, juntos, podemos sensibilizar e convidar a todos para participarem desse movimento que deseja tornar o cão mais comum em abrigos no cão mais adotado do país”, afirmou.