Criado em 2004, o prêmio Hero Dog (“Cão Herói”, em português), do The Kennel Club do Reino Unido, celebra anualmente histórias inspiradoras de coragem e dedicação canina. Nesta edição são cinco os finalistas. Definido por voto popular, o vencedor será anunciado no próximo domingo (9) e receberá £ 5.000. O dinheiro será destinado para uma instituição que cuida de pets escolhida pela tutora ou pelo tutor do animal campeão.

O evento faz parte do The Kennel Club Show, uma das mais famosas exposições caninas do mundo, também chamada de Crufts. Entre os finalistas do Hero Dog Award estão um cão doador de sangue, um cachorro policial que deixou a atividade ao perder uma pata e um vira-lata que fez uma viagem longa com seu tutor para arrecadarem recursos para uma pesquisa sobre câncer de ovário.

Os finalistas ganham um prêmio de £ 1.000. Tanto esse valor quanto o do vencedor são oferecidos pelo The Kennel Club Charitable Trust, fundo que arrecada dinheiro para beneficiar instituições de apoio a cachorros. Por isso, os valores da premiação são dirigidos a ONGs indicadas pelos tutores que estão na disputa do título.

De acordo com o Kennel Club, o mais antigo clube de cinofilia do planeta, o Hero Dog Award, anteriormente conhecido como Friends for Life, surgiu para garantir que “nossos companheiros caninos recebam o reconhecimento que merecem por atos de bravura, apoio e companheirismo”.

O Crufts 2025 começa nesta quinta-feira, 6, e se encerra no domingo.

Conheça os finalistas do Hero Dog Award

1. Sharwood – Gordon setter de oito anos, Sharwoood é um doador de sangue recordista. Fez mais de 40 doações para o Pet Blood Bank, totalizando 22,5 kg de sangue. As bolsas foram encaminhadas para pets gravemente doentes ou feridos. A tutora, Sue Mitchell, se orgulha de Sharwood ter salvado a vida de 168 cães.

2. Baloo – Esta cachorra policial sofreu a amputação de uma perna depois de ter sido atingida por um carro de suspeitos em fuga em 2018. Após sua recuperação, Baloo e sua tutora Mandy Chapman, ex-manejadora de cães policiais, começaram a visitar a equipe da polícia de Essex, na Inglaterra, onde atuavam. A experiência evoluiu para um serviço nacional de cães de apoio ao bem-estar e trauma, com mais de 250 animais pelo país.

3. Louis – Mestiço de setter inglês, Louis acompanhou o tutor Nick Johnson em uma jornada de mais de 4.800 km pela costa inglesa em memória da falecida esposa de Nick, Lisa, que morreu de câncer de ovário. Juntos, enfrentaram condições climáticas adversas e terrenos desafiadores por mais de sete meses, arrecadando mais de £ 60.000 para a Ovarian Cancer Action, patrocinando uma pesquisa dirigida para a doença.

4. Tilly – Abandonada com apenas quatro semanas de vida junto com seus irmãos, Tilly foi resgatada em más condições de saúde pela New Hope Animal Rescue. Foi adotada por Emily Washington. Aos nove meses, tornou-se um cão de terapia certificado. Tilly realiza visitas regulares a lares de idosos, escolas, faculdades e prisões, proporcionando conforto e apoio a muitas pessoas.

5. Rosa – Uma pomerânia desempenha um papel inestimável ao apoiar a jovem Rozalyn Merrett, de oito anos. A menina auxilia a família nos cuidados de seu irmão Rory, que tem autismo severo e necessidades complexas. Mas ela não estava se sentindo bem, demonstrando que também precisava de ajuda. A presença de Rosa trouxe de volta a confiança e a felicidade de Rozalyn, proporcionando-lhe alívio emocional.

Para saber mais dos finalistas acesse aqui.

PreviousNext