As temperaturas estão baixando e algumas campanhas já estão arrecadando roupas e cobertores para pets. Um dos focos está nos bichos que vivem com pessoas em situação de rua. É o caso da prefeitura de São Paulo, cuja ação foi deflagrada na sexta-feira passada (16) e traz como tema “Onde houver frio, que eu leve solidariedade”, referência à oração de São Francisco, padroeiro dos animais.

A prefeitura de Santos, por sua vez, está com uma campanha em andamento para aquecer os mais de 130 animais abandonados que estão em seu abrigo municipal. A prefeitura de Cianorte (PR) também criou uma ação para os pets. Ela começa a receber doações para a “Cãopanha do Agasalho” a partir desta terça-feira, 20.

Entre as empresas que se mobilizam para ajudar os bichos na temporada de frio está a Cobasi. Ela promove a oitava edição da Campanha do Agasalho Pet, que traz como mensagem “O que seu pet não usa, aquece aquele que precisa”.  Há pontos de coleta em todas as lojas físicas da rede nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. As arrecadações vão beneficiar entidades de acolhimento e cuidado de animais em situação de vulnerabilidade.

Nas ruas de São Paulo

Quem quiser fazer doações para a campanha da prefeitura pode levar cobertores, roupas e mantas na sede da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), na Zona Norte da cidade, ou em postos de coleta em várias regiões da capital paulista – para conferir os endereços acesse o link da prefeitura.

A distribuição das peças aos companheiros das pessoas que estão em situação de rua será feita durante a Operação Baixas Temperaturas, acionada para proteger pessoas vulneráveis nas noites mais frias. De acordo com a prefeitura, as doações serão distribuídas em dez tendas instaladas em locais estratégicos da capital e também por meio das equipes de abordagem ativa, que vão percorrer a cidade.

Cães idosos e filhotes em Santos

A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) conta com as doações de roupas, cobertores e mantas para os bichos que estão no abrigo municipal, que precisa de um número amplo de cobertores, para garantir a higienização. “Temos muitos animais idosos e também filhotes, que têm necessidade dessa proteção nos dias mais frios do ano”, declarou a coordenadora da Codevida, Jessica Riesco.

Podem ser encaminhados também lençóis e mesmo toalhas usadas para proteção nos dias menos frios. Encaminhe as doações para um dos seis pontos de coleta em Santos.

Solidariedade em Cianorte

Com apoio de empresas do ramo pet, a prefeitura de Cianorte arrecada cobertores, roupas, caminhas, tapetes e outros itens que possam aquecer animais em situação de vulnerabilidade. A “Cãopanha do Agasalho 2025”, que vai até 21 de julho, é um chamado para a solidariedade.

Os pontos de coleta estão disponíveis na página da campanha.

Com apoio de empresas do ramo pet, a prefeitura de Cianorte arrecada cobertores, roupas, caminhas, tapetes e outros itens que possam aquecer animais em situação de vulnerabilidade. (Crédito:Divulgação/ Prefeitura)

Cobasi Cuida arrecada para 80 ONGs – e oferece desconto para quem doar

Até agosto, as pessoas podem doar peças para a Campanha do Agasalho Pet, que irá beneficiar cães e gatos abrigados em 80 entidades parceiras da Cobasi. A ação é coordenada pela Cobasi Cuida, iniciativa social da empresa. “Muitas ONGs estão em regiões afastadas e enfrentam madrugadas bastante frias. Nessas situações, um cobertor, uma caminha ou uma roupa de frio pet pode fazer toda a diferença”, afirmou Daniela Bochi, gerente de Cobasi Cuida.

Ao realizar uma doação na loja física da rede, a pessoa ainda recebe 30% de desconto na compra de roupinhas e caminhas da marca Flicks. Segundo a companhia, essa é uma forma de retribuir a solidariedade e incentivar mais gente a ajudar outros pets.

Confira as lojas da Cobasi aqui.