07/12/2024 - 8:33
Calendários de mesa são úteis para a organização do dia a dia, mas comprar um também pode ser uma maneira de apoiar uma causa ou uma entidade que gera impacto positivo para a sociedade. É o caso do calendário “As cores da saúde”, do Projeto Pêlo Próximo, ONG que desde 2010 atua no Rio de Janeiro levando bichos de estimação para interações terapêuticas com humanos em ambientes hospitalares.
Formada por voluntários, a Pêlo Próximo é pioneira no Rio na prestação de Serviços Assistidos por Animais (SAA), conjunto de práticas para promover benefícios para a saúde de pacientes por meio da interação com animais treinados com esse fim. Ela conta atualmente com uma equipe de 21 cães que visitam áreas da saúde federal e redes hospitalares particulares, bem como lares de idosos, centros de reabilitação, instituições para crianças com deficiência e escolas.
A ONG depende de doações, de patrocínios e da venda de produtos disponíveis em sua loja online, entre eles camisetas, canecas, azulejos decorativos e seu já tradicional calendário. Na edição 2025, o foco está nas campanhas de prevenção associadas aos meses do ano, como o Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama. A escolha do tema é uma maneira de informar as pessoas sobre cuidados com a saúde e estimular a prevenção.
As estrelas de “As cores da saúde” são Sally & Bella (janeiro branco), Life (fevereiro roxo), Tyrion & Pitanga (março azul-marinho), Pipa (abril azul), Luna (maio amarelo), Catarina & Mel (junho vermelho), Nutella, Mariah & Ayla (julho amarelo), Amora & Mammy (agosto dourado), Felícia (setembro amarelo), Johnny & Mô (outubro rosa), Bento (novembro azul) e Penélope (dezembro laranja). Os retratos foram feitos pela Pedaço do Céu Foto Pet.
O valor do calendário, à venda para todo Brasil na loja da ONG, é de R$ 350. Importante ressaltar que a renda é revertida para a ampliação dos atendimentos e para a manutenção do voluntariado.
Efeito terapêutico
Segundo a entidade, os benefícios dos SAA incluem a redução do estresse, melhora do humor, aumento da motivação e aceleração do processo de recuperação física. Como explicam, “o simples ato de acariciar um animal abre portas para a expressão emocional, facilitando a comunicação e a cura”.
Existem três programas oferecidos pela ONG: o Tratamento Assistido por Animais (TAA), que são interações terapêuticas para auxiliar na recuperação e no bem-estar dos pacientes em hospitais; o Programa de Apoio Assistido por Animais (PAAA), no qual a interação visa dar suporte emocional e psicológico a pessoas em diversas situações de vulnerabilidade; e Educação Assistida por Animais (EAA), que integra pets no ambiente de aprendizagem para melhorar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. E ainda há programas personalizados para empresas, com a oferta de um “pet day”.
Para conhecer a equipe de cães de terapia, acesse aqui.