A capital argentina foi palco de uma verdadeira “invasão dourada”. Uma mobilização nascida nas redes sociais reuniu, segundo contagens extraoficiais, mais de 2.300 cães da raça golden retriever no parque Bosques de Palermo, em Buenos Aires. O objetivo da multidão canina — alguns, inclusive, fantasiados — era um só: quebrar o recorde mundial da categoria.

  • Evento foi batizado de “Onda Golden” e viralizou nas redes;

  • Meta é superar a cidade de Vancouver (Canadá), que reuniu 1.685 cães;

  • Contagem oficial ainda está sendo auditada para validação.

Leia também

Estudo: convívio com cães melhora a saúde mental de adolescentes

DNA antigo mostra que cães se dividiram em linhagens há 11 mil anos

A iniciativa partiu do influenciador argentino Fausto Duperré, que é tutor de um golden e utiliza suas plataformas para compartilhar a rotina com o animal. A convocação massiva atraiu tutores de diversas partes da cidade e arredores.

Homem brinca com seu cão em um parque no bairro de Palermo, em Buenos Aires, durante a tentativa de estabelecer o recorde mundial de maior reunião de golden retrievers
Homem brinca com seu cão em parque no bairro de Palermo, em Buenos Aires, durante a tentativa de estabelecer o recorde mundial de maior reunião de golden retrievers (Crédito:AP)

Disputa com o Canadá

Atualmente, o título de maior reunião da raça pertence à cidade de Vancouver, no Canadá, que registrou 1.685 goldens em um único local.

“A ideia surgiu nas redes e tomou uma proporção gigante”, disse Duperré. Embora os organizadores estejam confiantes de que a marca foi superada, com estimativas passando de 2.300 animais, os resultados oficiais ainda estão em fase de apuração e validação para serem reconhecidos internacionalmente.