A Blindex, empresa referência em vidros, está investindo no segmento pet. Suas apostas estão em uma casinha para cachorros e gatos e um pet place, circuito de entretenimento para os bichos, todos feitos com material temperado. A proposta pode espantar à primeira vista, porém a companhia afirma que o vidro é seguro e versátil, podendo ser utilizado por tutores ou por companhias e em lugares públicos.

Já usado na separação de baias em pet shops, em divisórias de clínicas veterinárias e em residências para substituir portões tradicionais, o vidro passa a ter mais aplicações dentro desse mercado, que tem uma expectativa de crescimento no país de mais de 15% em 2024, segundo o Instituto Pet Brasil.

Essa expansão é a principal motivação da Blindex para o desenvolvimento de soluções em vidro para o setor. “Apresentamos produtos que seguem inteiramente as normas de segurança do vidro temperado, e que agregam design, sofisticação e segurança para os pets, que atualmente não são considerados apenas animais domésticos, mas verdadeiros membros da família”, afirma Glória Cardoso, gerente geral da empresa.

Feita sob medida, a casinha de vidro é montada totalmente com um vidro temperado que vem com película de segurança aplicada na fabricação (Blindex + Segurança). O material segue a norma ABNT NBR 14698. Segundo a companhia, isso garante segurança e resistência em caso de quebra, já que os cacos não se espalham e ficam fixados no lugar. Outro ponto lembrado pela empresa é que um vidro temperado é muito resistente, mesmo a marretadas. Por isso, em tese, resiste a eventuais pulos de cães travessos de porte grande.

A Blindex destaca vantagens de uma casinha de vidro: é um material fácil de limpar e não retém sujeira, umidade ou resíduos que possam servir de alimento ou abrigo para bactérias, pulgas e carrapatos. “Essa característica impede a proliferação desses organismos, tornando o ambiente mais seguro e saudável para pets e pessoas”, explica Glória.

Como as casinhas são feitas de maneira personalizada – especialmente por conta do tamanho do cachorro ou gato –, é preciso levar em consideração o lugar onde ficará o novo lar do bichinho. É recomendado que ela seja colocada em uma área coberta. Mas, se a casinha for destinada para a área externa, a empresa indica o uso de vidros refletivos ou de controle solar para fornecer conforto térmico para o animalzinho.

Glória ressalta ainda o design da casinha e sua integração com o ambiente. “O vidro garante um ganho estético significativo para o local, proporcionando um visual translúcido. Essa transparência também facilita a supervisão dos pets”, diz.

O pet place, por sua vez, é um projeto desenvolvido para ambientes amplos, como condomínios e shoppings. Ele também utiliza vidros temperados como os da casinha. O espaço pode ter rampa, túnel de vidro e outros atrativos para os animais brincarem.

Tanto a casinha pet quanto o pet place e seus componentes estão disponíveis para compra pelo canal de atendimento da Blindex. É possível customizar tamanhos, cores e formatos desses produtos, mas a casinha que fez sucesso em uma feira setorial (Pet South America) se parece com um chalé. Por não ser produto de prateleira, o valor da casinha pet vai depender do tamanho do projeto e da localização de entrega.