A Asics tem novo reforço em sua lista de embaixadores internacionais. Não é atleta, nem corredor humano. É Felix, o samoieda, um pet influencer alemão de 5 anos que viaja pelo mundo. A empresa esportiva escolheu um cachorro para ser representante da marca após receber os resultados de uma pesquisa global que mostra como os cães são importantes motivadores do movimento: eles levam milhares de pessoas a se mexerem e, com isso, contribuem para a saúde física e mental dos tutores.

Felix, que tem mais de um milhão de seguidores no Instagram, foi anunciado nas redes sociais da Asics. A empresa iniciou uma campanha para que os fãs da marca indiquem seus próprios cães como embaixadores ou apenas compartilhem suas atividades com seus pets com a hashtag #MindsBestFriend, estimulando outras pessoas a se movimentarem.

O estudo que levou a Asics a convocar um influenciador canino se chama The Mind’s Best Friend (“O melhor amigo da mente”). Ele envolveu 14 países, entre eles o Brasil, e foi realizado em fevereiro deste ano. Foram entrevistadas 28 mil pessoas. Em cada região, foram avaliados dois grupos de participantes: mil sendo tutores e outros mil sem ter cães.

A pesquisa destaca o papel significativo que os companheiros peludos desempenham na quantidade de movimento do tutor e o impacto positivo disso no bem-estar mental humano. Segundo a pesquisa, 65% dos tutores dizem que o pet é seu principal motivador de movimento, superando familiares, celebridades e personal trainers. Além disso, 79% dos tutores relatam se sentirem menos estressados e 83% se sentem mais felizes após se exercitarem com seus cães.

Influência do cachorro nos exercícios entre brasileiros

Por aqui, o estudo revela que 43% dos tutores consideram os cães seus principais motivadores, um índice menor do que o percentual global. Na frente estão a família ou amigos (48%). Mas os cachorros batem de longe celebridades (7%) e personal trainers (9%).

Outro dado do Brasil indica que tutores brasileiros são 29% mais propensos a atingirem as diretrizes recomendadas de atividade física — acumulando, em média, 200 minutos de atividade por semana, em comparação a 150 minutos entre os que não têm cães.

Falando neles, 72% dos entrevistados que não vivem com cachorros afirmam que se exercitariam mais se tivessem um.

Efeito sobre o bem-estar mental

Convidado pela Asics, Brendon Stubbs, professor do King’s College London e especializado no estudo dos benefícios da atividade física para a saúde mental, analisou as pontuações do Índice State of Mind, uma medida de bem-estar mental trabalhada pela marca, e descobriu que os tutores possuem, em média, pontuações 18% mais altas do que as pessoas que não têm pets.

Quatro em cada 5 tutores (81%) afirmam que se exercitar com seu cão melhora seu bem-estar mental. E 84% relatam melhora no humor depois de se movimentarem com seus amigos de quatro patas. O estudo apontou ainda que os tutores têm 31% mais probabilidade de atender às diretrizes de atividade física, com uma média de 210 minutos de exercício por semana.

Novos embaixadores peludos

Não é só Felix que irá promover sua paixão por caminhadas, corridas e até pelos famosos zoomies, aquelas disparadas dos pets que parecem surgir do nada. Para homenagear o papel extraordinário que os cães desempenham na nossa motivação para o bem-estar mental, a Asics irá selecionar outros animais para se juntarem ao time de embaixadores. E a operação no Brasil vai ajudar nessa tarefa. Não está claro, porém, se poderá surgir um influenciador canino daqui.

Instagram will load in the frontend.

“A campanha Mind’s Best Friend celebra essa conexão poderosa entre humanos e cães, e o quanto ela pode transformar nossa saúde mental por meio do movimento. O simples ato de sair para passear com seu cachorro pode mudar o dia de alguém — e até ser um o início de uma vida mais ativa”, declarou Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics América Latina.

Os pets eleitos irão compartilhar conteúdos com a proposta de mostrar o poder de uma caminhada ou corrida para elevar o humor. Cada selecionado receberá um kit oficial da campanha, com equipamentos e acessórios personalizados, além de um par de tênis Asics para o tutor. Para indicar seu cachorro, é preciso acessar o formulário online e fazer parte do OneAsics, o programa de fidelidade da marca, que é gratuito.

Na Europa e nos EUA, a iniciativa ainda irá arrecadar recursos para ONGs de saúde mental, com cada post com a hashtag #MindsBestFriend gerando cinco euros ou cinco libras ou US$ 5 para três entidades se forem publicados antes de 12 de julho.