12/05/2025 - 12:16
A Asics tem novo reforço em sua lista de embaixadores internacionais. Não é atleta, nem corredor humano. É Felix, o samoieda, um pet influencer alemão de 5 anos que viaja pelo mundo. A empresa esportiva escolheu um cachorro para ser representante da marca após receber os resultados de uma pesquisa global que mostra como os cães são importantes motivadores do movimento: eles levam milhares de pessoas a se mexerem e, com isso, contribuem para a saúde física e mental dos tutores.
Felix, que tem mais de um milhão de seguidores no Instagram, foi anunciado nas redes sociais da Asics. A empresa iniciou uma campanha para que os fãs da marca indiquem seus próprios cães como embaixadores ou apenas compartilhem suas atividades com seus pets com a hashtag #MindsBestFriend, estimulando outras pessoas a se movimentarem.
O estudo que levou a Asics a convocar um influenciador canino se chama The Mind’s Best Friend (“O melhor amigo da mente”). Ele envolveu 14 países, entre eles o Brasil, e foi realizado em fevereiro deste ano. Foram entrevistadas 28 mil pessoas. Em cada região, foram avaliados dois grupos de participantes: mil sendo tutores e outros mil sem ter cães.
A pesquisa destaca o papel significativo que os companheiros peludos desempenham na quantidade de movimento do tutor e o impacto positivo disso no bem-estar mental humano. Segundo a pesquisa, 65% dos tutores dizem que o pet é seu principal motivador de movimento, superando familiares, celebridades e personal trainers. Além disso, 79% dos tutores relatam se sentirem menos estressados e 83% se sentem mais felizes após se exercitarem com seus cães.
Influência do cachorro nos exercícios entre brasileiros
Por aqui, o estudo revela que 43% dos tutores consideram os cães seus principais motivadores, um índice menor do que o percentual global. Na frente estão a família ou amigos (48%). Mas os cachorros batem de longe celebridades (7%) e personal trainers (9%).
Outro dado do Brasil indica que tutores brasileiros são 29% mais propensos a atingirem as diretrizes recomendadas de atividade física — acumulando, em média, 200 minutos de atividade por semana, em comparação a 150 minutos entre os que não têm cães.
Falando neles, 72% dos entrevistados que não vivem com cachorros afirmam que se exercitariam mais se tivessem um.
Efeito sobre o bem-estar mental
Convidado pela Asics, Brendon Stubbs, professor do King’s College London e especializado no estudo dos benefícios da atividade física para a saúde mental, analisou as pontuações do Índice State of Mind, uma medida de bem-estar mental trabalhada pela marca, e descobriu que os tutores possuem, em média, pontuações 18% mais altas do que as pessoas que não têm pets.
Quatro em cada 5 tutores (81%) afirmam que se exercitar com seu cão melhora seu bem-estar mental. E 84% relatam melhora no humor depois de se movimentarem com seus amigos de quatro patas. O estudo apontou ainda que os tutores têm 31% mais probabilidade de atender às diretrizes de atividade física, com uma média de 210 minutos de exercício por semana.
Novos embaixadores peludos
Não é só Felix que irá promover sua paixão por caminhadas, corridas e até pelos famosos zoomies, aquelas disparadas dos pets que parecem surgir do nada. Para homenagear o papel extraordinário que os cães desempenham na nossa motivação para o bem-estar mental, a Asics irá selecionar outros animais para se juntarem ao time de embaixadores. E a operação no Brasil vai ajudar nessa tarefa. Não está claro, porém, se poderá surgir um influenciador canino daqui.
“A campanha Mind’s Best Friend celebra essa conexão poderosa entre humanos e cães, e o quanto ela pode transformar nossa saúde mental por meio do movimento. O simples ato de sair para passear com seu cachorro pode mudar o dia de alguém — e até ser um o início de uma vida mais ativa”, declarou Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics América Latina.
Os pets eleitos irão compartilhar conteúdos com a proposta de mostrar o poder de uma caminhada ou corrida para elevar o humor. Cada selecionado receberá um kit oficial da campanha, com equipamentos e acessórios personalizados, além de um par de tênis Asics para o tutor. Para indicar seu cachorro, é preciso acessar o formulário online e fazer parte do OneAsics, o programa de fidelidade da marca, que é gratuito.
Na Europa e nos EUA, a iniciativa ainda irá arrecadar recursos para ONGs de saúde mental, com cada post com a hashtag #MindsBestFriend gerando cinco euros ou cinco libras ou US$ 5 para três entidades se forem publicados antes de 12 de julho.