O mercado pet está em ascensão no Brasil: estima-se um faturamento superior a R$ 77 bilhões em 2024, crescimento de 12% sobre o ano anterior. Dentre os setores que compõem essa indústria está o de serviços gerais, onde estão profissionais como o groomer, focado nos cuidados de estética e higiene dos bichos de estimação. Também essa área, a de serviços gerais, está em alta, com aumento de 10% no faturamento em comparação a 2023, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB) e da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

A valorização do trabalho do groomer ajuda a explicar essa boa performance. Tutores têm investido mais nos cuidados de seus bichos, mantendo agendas regulares de banho e tosa. “O groomer é o cabeleireiro de cães e gatos. É o responsável pelo embelezamento dos pupilos de quatro patas. Ele está em alta no Brasil, o que é bom para todos, incluindo nossos bichinhos”, diz Tiago Sousa, que trabalha com cães há 25 anos.

Um dos motivos para essa alta é o amor que temos por nossos companheiros peludos. “O Brasil é a terceira maior população de pets no mundo”, acrescenta. Segundo o IPB, o país tem 62 milhões de cachorros e 30 milhões de gatos.

O que faz, a rigor, o groomer? Ele dá banho, hidrata o pelo do animal e faz tosas específicas. Para Sousa, o bom profissional respeita as características dos bichos, sendo ele de raça ou não, e busca seguir as recomendações do tutor.

Não há uma regra para definir quando procurar um profissional desses para cuidar do bicho. Isso depende muito do tutor e varia em função da raça e da pelagem de cada cão. “Minha recomendação é levar o cachorro para tomar banho a cada 15 dias, dependendo da raça. Referente à tosa, o ideal é a cada 3 meses, mas tem cliente que gosta de manter o corte em dia e leva o animal com mais frequência para o groomer”, afirma Sousa, que é também handler, profissional que cuida, prepara e apresenta cães e gatos em shows e competições de beleza e conformação.

Tiago Sousa trabalha com cães há 25 anos e recomenda banho para cachorros a cada 15 dias, dependendo da raça. Referente à tosa, o ideal é a cada 3 meses.
Tiago Sousa trabalha com cães há 25 anos e recomenda banho para cachorros a cada 15 dias, dependendo da raça. Referente à tosa, o ideal é a cada 3 meses. (Crédito:Divulgação)

Dicas para escolher um groomer

Antes de levar seu cachorro ou gato para o groomer – que algumas pessoas chamam de tosador -, é fundamental que o tutor procure um profissional responsável e experiente. Busque indicações. Procure saber há quanto tempo a pessoa está na atividade. Afinal, a questão não é só estética. As condições de saúde da pele do animal também chamam atenção do profissional experiente.

“O animal precisa ser tratado com responsabilidade e carinho. Ele tem de ser a estrela, seja na hora do banho ou da tosa. Cheque as informações do pet shop também. Quando encontrar o profissional certo, valorize o trabalho dele”, sugere o groomer.

Antes de agendar o serviço, visite o local para checar organização, infraestrutura e higiene. Outro ponto para se prestar atenção: groomers qualificados têm conhecimento sobre diferentes raças e técnicas específicas de tosa e cuidados.

Tem cachorro que tem manejo mais fácil? “Um animal com bom temperamento, com certeza será um animal mais fácil de líder. Quanto mais cedo o bicho iniciar as idas ao pet shop, melhor. Porque ele ficará mais tranquilo e seguro. Começando cedo, ele vai se adaptando”, indica. O contrário complica bastante o trabalho.

Por mais que o instrumental tenha se modernizado e os banhos, por exemplo, contem com secadores e caixas de última geração, o animal pode ter reações desagradáveis a barulhos, ventos e temperaturas aos quais não está acostumado.

Tem tutor que reclama do preço? Tem. Mas Sousa pondera: “esse tipo de serviço não tem preço, e sim valor”. Para ser um bom groomer, o ofício requer, primeiramente, muito amor, muitos cursos e especializações, explica.

Sousa observa ainda que, hoje, o Brasil é uma referência mundial. De fato, um profissional de Santos vem conquistando o mundo com seu talento: Welington Leal, que tem 10 mil seguidores no Instagram, tem premiações brasileiras e internacionais e hoje vive em Nova York.

Vale acrescentar que, entre os dias 8 e 10 abril, acontece o Groom Brasil, concurso de tosa muito conhecido que chega a sua 14ª edição e será realizado na Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). E há também o MasterGroom, que acontece todos os anos na Pet South America, evento que, neste ano, irá acontecer de 13 a 15 de agosto, no Distrito Anhembi (SP).

Leal venceu, em 2012, o Groom Brasil na categoria Novos Talentos. Um de seus títulos mais celebrados é o de campeão mundial individual da categoria comercial, conquistado na Itália em 2019.

Como handler e groomer, Sousa também se apresentou em diversos eventos internacionais. “Com os cães, tive a oportunidade de viajar para vários países e conhecer muitas pessoas pelo mundo. Eu me sinto afortunado”, completa.