16/12/2024 - 17:01
Um projeto que une cachorros, adoção responsável e esporte. Dessa maneira pode ser definida a iniciativa Cãodulas, criada em 2016 pelo Instituto PremieRpet e atualmente comandada pela marca Golden. Os animais são de abrigos e são treinados para participar de ações em torneios de tênis, fazendo o papel de gandulas em um momento divertido. Agora, os pets aderiram também aos jogos de futebol.
Os cãodulas ficaram conhecidos no Rio Open, maior campeonato de tênis da América do Sul. Desde que o projeto surgiu, é lá que os cachorros se apresentam. Já estiveram em oito edições. Eles entram em cena para uma partida de exibição com jogadores, buscando bolinhas, entretendo o público e chamando atenção para a adoção.
Na edição do ano passado, quatro animais foram adotados. E o projeto retorna para a próxima. O Rio Open 2025 acontece entre os dias 13 e 25 de fevereiro.
No caso do futebol, os cãodulas entram em campo, junto com o time. Ao final do jogo, eles são deslocados para uma área no estádio onde podem interagir com o público – e nessa hora pode ser iniciado um processo de adoção.
A primeira experiência dos pets no futebol aconteceu com uma competição feminina, a 4ª edição da Brasil Ladies Cup, em São Paulo, que começou no dia 15 e termina no dia 22. Os cachorros entraram em campo, com as jogadoras, na partida entre Grêmio e Sport, disputada no estádio do Canindé, nesta segunda-feira, 16. Para esse jogo, a parceira do projeto foi a Associação Apata, ONG de proteção animal, que levou oito cães adultos e três filhotes.
A ideia é que os cachorros entrem em mais competições de futebol e até em outras modalidades. “O esporte é uma plataforma para mensagens importantes. Temos o projeto Cãodula há anos, com muito sucesso. Agora estamos trazendo pela primeira vez para o futebol. E escolhemos o futebol feminino por toda a importância que a modalidade tem. Apoiar a adoção está no DNA da PremieRpet, principalmente por meio da marca Golden, e do Instituto PremieRpet. Estamos muito felizes de participar da Brasil Ladies Cup”, afirmou Felipe Mascarenhas, head de marketing da PremieRpet.