29/11/2024 - 10:08
O assunto mobilizou a comunidade de fãs de cachorros nos EUA. Exibido pela NBC após o tradicional desfile da Macy’s no Dia de Ação de Graças (28 de novembro), o National Dog Show chegou a sua 92ª edição sagrando como grande campeão um pug de dois anos e meio: Vito. É a primeira vez na história da competição, organizada pelo Kennel Club of Philadelphia desde 1879, que um cão da raça leva o principal título, o Best in Show.
Vito, que vive na cidade de Chapel Hill (Carolina do Norte), superou cerca de dois mil competidores, representando mais de 200 raças. “Ele está muito convencido. Eu realmente acho que ele sabe que venceu”, brincou o handler Michael Scott, que apresentou o pug no evento.
Segundo Scott, o que torna Vito especial é seu “belo formato de cabeça, expressão encantadora e movimentos impecáveis”. Neste ano, o cãozinho já tinha conquistado o prêmio de “Melhor da Raça” no Westminster Dog Show, em Nova York. Vito já é um grande vencedor, pois coleciona até o momento 25 Best in Show.
Primeiro, Vito venceu na categoria “Toy Group” do National Dog Show. Depois, ele partiu para a disputa do último título, concorrendo com um clumber spaniel, um welsh terrier (que ficou no segundo lugar geral, com o título de “Reserve Best in Show”), um lhasa apso, um schnauzer gigante, um berger picard e um ibizan hound.
Desde 1933, o National Dog Show é realizado anualmente. Em seu formato atual, é transmitido pela TV desde 2002. De acordo com a NBC, o evento atrai cerca de 20 milhões de espectadores todos os anos. O grande campeão recebe um prêmio de US$ 20 mil.
Para Carolyn Koch, tutora de Vito, o feito é mais um marco em sua jornada como criadora de pugs. Em 2018, outro de seus cães, Biggie, venceu a competição de “Toy Group” do Westminster Dog Show. Mas nenhum outro pug chegou tão longe quanto Vito.
Confira o anúncio da vitória de Vito.