Durante dois anos, o Grupo Boticário preparou o lançamento da marca Au.Migos Pets, uma aposta diferente em meio a todas as linhas que desenvolveu em mais de quatro décadas de existência. Como o nome bem indica, os produtos dessa família são dedicados a bichos de estimação. Chegaram ao mercado no final de outubro de 2023. Hoje, a gigante do setor de beleza celebra o sucesso do seu braço para pets e planeja mais inovações em seu portfólio para 2025. Com os resultados conquistados até agora, o negócio se tornou uma nova área de expansão do Boticário.

A linha de produtos da Au.Migos Pets, para cães e gatos, abrange oito itens: Shampoo Pelos Claros, Shampoo 5 em 1, Shampoo Filhotes, Condicionador, Limpa-patinhas, Banho a Seco e Colônias nas versões adulto e filhote. Os dois últimos são destaques de vendas.

Para comemorar seu primeiro aniversário, a marca oferece descontos que chegam a 30% e que vão até 1 de dezembro. Com uma estratégia repleta de ativações e campanhas – entre elas o Spa Au.Migos Pets, evento para cachorros realizado na loja-conceito do Boticário em São Paulo –, a empresa buscou reforçar a conexão afetiva entre tutores e pets. Como parte da celebração, partiu para mais uma ação: neste mês, ela fez parceria com a Hyppet, aplicativo focado na adoção de cães e ofereceu “Banhos de AUmor”. A ideia é mostrar a transformação de bichos que vivem em abrigos pela oferta de um cuidado básico: o banho.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados deste primeiro ano. Alcançamos os consumidores em diversos formatos: e-commerce (Beleza na Web), lojas especializadas do segmento pet, além das lojas físicas, site e venda direta do O Boticário. A resposta do público foi muito positiva, mostrando que a Au.Migos Pets conquistou espaço em um mercado em constante crescimento. Hoje, o negócio representa uma nova área de expansão para o grupo, evidenciando nosso potencial para ingressar em outros segmentos de forma competitiva e inovadora”, disse Paulo Roseiro, diretor executivo das categorias de beauty do Grupo Boticário, para IstoÉ Pet. “Além do sucesso comercial, a linha foi muito bem recebida nas redes sociais e pelo mercado especializado”, completou.

Um concurso criado em julho na mídia social incentivou tutores a postarem vídeos de seus bichos em momentos de beleza e cuidado. A estratégia gerou mais de 1 milhão de visualizações nas postagens e 36 mil interações orgânicas. Em agosto, a Au.Migos Pets celebrou o Dia Internacional do Gato (8) e o Dia Mundial do Cachorro (26) com o “Mês dos Au.Migos”, promovendo eventos e experiências especiais. Com o Cine Au.Migos Pets, ofereceu sessões de cinema gratuitas (os ingressos esgotaram em menos de 24 horas). “Já o Spa Pet aumentou a receita da marca em mais de 700%, além de gerar alto engajamento nas redes sociais. A ação atraiu um grande fluxo de animais de estimação para o espaço físico, impulsionando um aumento de 714% na receita da marca na loja”, revelou Roseiro.

A marca investe em experiências para o consumidor, como o Spa Au.Migos Pets, evento para cachorros realizado na loja-conceito do Boticário em São Paulo.
A marca investe em experiências para o consumidor, como o Spa Au.Migos Pets, evento para cachorros realizado na loja-conceito do Boticário em São Paulo. (Crédito:Divulgação)

Principais desafios

Perguntado sobre o que foi mais desafiador nesse primeiro ano, o executivo ressaltou os objetivos do Boticário ao lançar a marca. “Nós acreditamos que o cheiro tem o poder de criar uma conexão afetiva, única e genuína entre amigos e família. Nos últimos anos, os animais de estimação têm tido papel importante dentro dos lares: então, pensamos ‘como podemos estreitar ainda mais o laço afetivo entre tutores e pets?’. O nosso maior desafio foi adaptar nossa expertise em cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais para esse novo universo, garantindo que nossos produtos atendessem tanto às necessidades dos animais quanto às expectativas dos tutores”.

Segundo ele, foi essencial unir inovação e segurança. “Entendemos mais a fundo o dia a dia dessa relação e identificamos oportunidades para facilitar a rotina do tutor, como o spray que limpa e hidrata as ‘almofadinhas’ das patinhas, além de desenvolver produtos que agradem aos pets’, exemplificou.

O processo de desenvolvimento envolveu uma pesquisa rigorosa sobre as necessidades do mercado pet e demandou ampla colaboração com veterinários para garantir que os produtos fossem eficazes, seguros e adequados para animais. Ele ressaltou que a área de pet care está alinhada com os valores da holding, como sustentabilidade e ética. “Isso nos levou a obter a certificação Peta desde o início”, emendou, referindo-se ao selo da entidade People for the Ethical Treatment of Animals (Peta) dado a empresas e marcas que não testam animais e não utilizam ingredientes de origem animal em seus produtos.

Como surgiu a ideia da marca

Roseiro apontou que pelo menos 70% da população possui pet em casa, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal. “Analisando nossa base de consumidores, identificamos que grande parte tem animais de estimação em seus lares e que consideravam adquirir esses produtos nos canais do Grupo Boticário”, disse.

Em suas palavras, a marca reforça a expertise do Boticário em criar itens que, a partir de uma escuta ativa, realmente atendam à demanda do consumidor. Para a linha de pet care, o foco foi oferecer uma linha com tecnologia antiodor, alto rendimento e fixação. O intuito? “Aumentar ainda mais a conexão entre pessoas e seus animais de estimação por meio do cuidado no dia a dia e do forte vínculo emocional que o cheiro traz”.

Já que o apelo está no olfato, o que dizer da tecnologia antiodor? “A fragrância dos produtos possui propriedades que capturam o mau cheiro, neutralizam possíveis odores e potencializam o cheiro da fragrância não só nos pelos do pet, mas por todo o ambiente”, esclareceu o executivo.

Uma das características da linha é a tecnologia antiodor. Segundo a empresa, os produtos possuem propriedades que neutralizam possíveis maus cheiros e potencializam a fragrância nos pelos do pet.
Uma das características da linha é a tecnologia antiodor. Segundo a empresa, os produtos possuem propriedades que neutralizam possíveis maus cheiros e potencializam a fragrância nos pelos do pet. (Crédito:Divulgação)

Crescimento, mercado internacional e produto premium

A marca não detalha seus projetos para 2025, mas fala-se na expansão do portfólio. “Já temos inovações planejadas para continuar a facilitar a vida dos nossos consumidores com fragrâncias suaves e ação antiodor. Uma coisa é certa: seguiremos focados em desenvolver soluções inovadoras, que contribuam para conectar ainda mais os pets e seus tutores, assim como seguiremos estudando o comportamento e necessidades desse universo no Brasil e no mundo”.

A estratégia da Au.Migos Pets esta baseada em pesquisa contínua sobre as demandas dos consumidores e nas tendências emergentes do mercado. Como algumas marcas do segmento de luxo lançaram linhas para pets, caso da Dolce & Gabbana com seu Fefé, perfume para cães inspirado no cachorro de Domenico Dolce, cofundador da grife, a pergunta é se o Boticário pensa em um produto premium futuramente.

“Nosso foco é continuar oferecendo produtos de alta performance, seguros e acessíveis, que atendam às expectativas de quem busca o melhor para seus pets”, afirmou Roseiro. Mas a direção da marca acompanha de perto o que está em alta no setor para avaliar possíveis inovações que “possam agregar valor à experiência de cuidado com os animais”.

Presente em mais de 40 países, o Grupo Boticário pretende lançar a marca para outras regiões? Segundo Roseiro, a meta principal é consolidar sua presença no segmento no Brasil, “que é o terceiro maior país em número de animais domésticos, segundo censo realizado pelo Instituto Pet Brasil, de 2021”.