A brasileira Special Dog Company acaba de lançar um produto destinado a cães pequenos de pele sensível. O Bionatural Sensitive é um alimento completo que tem como diferencial o uso de uma proteína de inseto. O produto, que vem no sabor peixe branco, traz coco, blueberry, ervilha e farinha feita a partir da Black Soldier Fly, ou mosca soldado-negro. Segundo a empresa, o ingrediente é uma fonte alternativa de proteínas rico em aminoácidos essenciais, ácidos graxos e propriedades que favorecem a saúde da pele, da pelagem e do sistema imunológico.

Produzido na fábrica da empresa em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior paulista, o alimento foi desenvolvido para cachorros com histórico de pelagem seca, opaca, coceira leve, lambedura de patas, que possuem sensibilidade a ingredientes comuns e apresentam fezes amolecidas. A Special Dog Company afirma que o novo produto ajuda na redução da inflamação, na melhora da elasticidade da pele e no fortalecimento da barreira cutânea. O Bionatural Sensitive já está disponível no mercado em embalagens de 2,5 kg, 10,1 kg e 15 kg.

O Bionatural Sensitive leva farinha à base da mosca soldado-negro. O produto está disponível em embalagens de 2,5 kg, 10,1 kg e 15 kg. (Crédito:Divulgação)

Segundo a companhia, a inclusão da farinha à base da mosca soldado-negro também traz benefícios para a redução da halitose e para a modulação da microbiota intestinal. Esses resultados foram validados por pesquisas. Vale ressaltar que a utilização da proteína de insetos já é regulamentada no Brasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Produção e sustentabilidade

A companhia decidiu apostar na farinha pensando na linha Bionatural, que adota ingredientes funcionais, carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico. O desenvolvimento do Sensitive demandou dois anos e meio de estudos internos, validação técnica e acompanhamento da equipe de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento).

Para tutores que estão mais atentos à sustentabilidade, a empresa diz que o Bionatural Sensitive foi produzido com o objetivo de ser carbono responsável. A produção da mosca soldado-negro consome menos recursos naturais e emite até 78% menos gases de efeito estufa do que a farinha de frango.

O alimento foi desenvolvido com base em estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), seguindo normas internacionais. O sistema produtivo também adota práticas alinhadas à economia circular, aproveitando resíduos orgânicos na alimentação das larvas, o que reforça a responsabilidade socioambiental do projeto. Com isso, a fabricante visa mitigar potenciais impactos ambientais.

“O lançamento do Bionatural Sensitive é um avanço importante para o mercado pet no Brasil. Oferecemos um alimento carbono responsável, com proteína de insetos como fonte principal de proteína e que garante boas práticas em aquicultura, unindo inovação científica, bem-estar animal e responsabilidade ambiental”, declarou João Paulo Figueira, gerente de desenvolvimento sustentável da Special Dog Company.