Ganhadora de um Oscar em 2014 por “12 Anos de Escravidão”, a atriz Lupita Nyong’o deu impulso em sua carreira com esse filme, e teve sua vida transformada por outro. Protagonista de “Um Lugar Silencioso – Dia Um” (2024), ela precisou contracenar com um gato, que tentou substituir por outro animal, em conversa que teve com o diretor, Michael Sarnoski. O motivo? Lupita tinha pavor de felinos. Mas não houve jeito. A atriz fez uma terapia que consistia em aumentar aos poucos a exposição a gatos, encarou o papel, atuou com Schnitzel – um bichano branco com manchas pretas – e superou seu medo. Hoje, é a feliz tutora de um laranjinha, Yoyo.

Parte dessa história Lupita contou no programa The Tonight Show com Jimmy Fallon, em episódio exibido nesta quinta-feira, 24. O apresentador comentou a mudança da atriz de Los Angeles para Nova York, onde vive atualmente, e logo perguntou sobre seu gato, mostrando duas fotos de Yoyo.

O felino laranja tem aparecido com regularidade em seus posts na mídia social. Um dos momentos compartilhados por Lupita foi o dia em que fez uma trilha numa montanha junto com Yoyo (dentro de uma mochila apropriada para o transporte). Jimmy estranhou: não sabia que era possível levar um gato nesse tipo de aventura ao ar livre.

Lupita respondeu que se sentia mal com a ideia de Yoyo passar a vida dentro de casa. “Em Los Angeles, há coiotes e outros bichos. Então, você não deixa seu pet do lado de fora. Por isso, eu comprei essa mochila e falei: ‘talvez a gente possa fazer uma trilha e você terá uma Cat TV’ com uma visão a partir da bolsa”.

Yoyo e Lupita agora estão se adaptando à rotina em Nova York, em uma casa bem menor. Na cidade, a atriz está em cartaz com a peça teatral “Shakespeare in the park”, um evento aberto ao público.

Jimmy perguntou se a estrela sempre foi ligada a gatos. Lupita disse que tinha muito medo deles e revelou seu preconceito, contando que achava que eles eram malignos. Durante as filmagens de “Um Lugar Silencioso – Dia Um”, em 2023, a atriz caiu de amores por Schnitzel e Nico, que codividiram o papel de Frodo, o bichano por quem a personagem de Lupita daria a vida. Foi a partir dessa experiência que ela decidiu adotar seu novo companheiro. E hoje Lupita é uma cat lover, uma apaixonada por gatos.

Gato resgatado em Los Angeles

Meses depois das filmagens, Lupita foi às redes revelar que adotou Yoyo. No post, a atriz escreveu que uma voz dentro dela dizia que era hora de abraçar mudanças. Uma amiga a levou a visitar abrigos de animais resgatados das ruas. Ela buscou a ONG Best Friends Pet Adoption Center, em Los Angeles, e encontrou o gato laranja, recebendo-o primeiro em sua casa como lar temporário. “Três dias depois, soube que não conseguiria me separar dele”, contou.

Segundo a atriz, Yoyo ama companhia e comida, é extremamente cuidadoso e quase nunca derruba nada, é muito exigente com os brinquedos de varinha, só bebe água corrente e não dá nenhuma chance a insetos. “Nunca entendi pessoas que têm o celular cheio de fotos e vídeos dos seus pets – agora eu sou uma dessas pessoas! Pode parecer que fui eu quem salvou o Yoyo, mas, na verdade, é o Yoyo que está me salvando”, completou.

Em breve, no dia 7 agosto, ela irá comemorar os quatro anos de seu companheiro gato. E já são dois anos desde que ela venceu o medo e o preconceito que tinha em relação aos felinos.

Lupita teve de contracenar com um gato em ‘Um Lugar Silencioso – Dia Um’. Superado o medo, ela adotou Yoyo. Agora os dois vivem em NY. (Crédito:Reprodução / Instagram - @lupitanyongo)