13/11/2024 - 17:03
O cineasta James Gunn é copresidente do DC Studios, que leva às telas do cinema e do streaming as aventuras de super-heróis como Batman e Mulher Maravilha. Uma das produções do estúdio mais aguardadas pelos fãs é o novo “Superman”, que traz David Corenswet no papel do poderoso personagem e tem estreia prevista para julho de 2025. Dirigido e roteirizado por Gunn, o longa marca a nova fase do Universo DC e só por isso já acelera a ansiedade do público que consome cultura pop. Recentemente, foi revelado mais um “elemento” de atratividade para o filme: Krypto, o supercão.
O companheiro peludo do Superman foi anunciado pelas redes sociais. A imagem mostra o super-herói com o cachorro ao lado observando o planeta Terra a partir do espaço. A cena provocou burburinho não apenas entre os fãs da DC. Quem gosta de pets ficou feliz de ver que Krypto fará parte da trama. E os brasileiros ainda trataram de ressaltar: a versão cinematográfica do cachorro é um “fiapo de manga”, a expressão que vem ganhando popularidade para identificar vira-latas de pelagem clara e mais comprida.
Nos quadrinhos, Krypto surgiu pela primeira vez em 1955 – no Brasil, a história foi publicada em 1967. A ideia inicial era que o supercão tivesse uma única aparição, mas ele fez sucesso e retornou à HQ quatro edições depois, virando personagem regular.
Cachorro de outro planeta
Como o Superman, o cachorro é originário do planeta Krypton, sendo, portanto, alienígena, como Gunn comentou nas redes sociais. Nos quadrinhos, ele não tem uma raça específica. Trata-se apenas de um cachorro branco. E isso prevaleceu no novo filme.
“Krypto é historicamente um cão branco genérico, às vezes também um labrador, pastor branco, husky ou dálmata. Mas, obviamente, ele é um alienígena. Então, ele não seria necessariamente nenhuma dessas coisas”, disse, em resposta a um usuário do Threads.
Na série “Smallville”, que mostra o Superman adolescente vivendo na Terra (com o nome de Clark Kent), uma versão do cão é apresentada. Na história, ele é um golden retriever que se chama Einstein. O animal ganha super-poderes ao receber um soro de kryptonita. Recebido pela família Kent, o cão quase vira Krypto, desejo de Clark. Mas ele acaba batizado como Shelby.
Ozu, o cão adotado que mudou o roteiro do novo “Superman”
No novo filme da DC, ainda não está claro qual será o papel de Krypto. O que James Gunn compartilhou nas redes sociais é que o personagem foi inspirado no cachorro da sua família, Ozu, adotado logo depois de ele ter iniciado a escrever o roteiro de “Superman”. O cineasta mostrou uma foto com seu cão que, “veio de uma situação complicada em um quintal com outros 60 cães”, contou o diretor. “Ele nunca conheceu seres humanos e era problemático, para dizer o mínimo”, revelou.
Gunn disse no post que Ozu imediatamente entrou e destruiu a casa da família, bem como sapatos, móveis e até o laptop do cineasta. “Demorou muito até que ele nos deixasse tocá-lo. Lembro-me de ter pensado: ‘Nossa, quão difícil seria a vida se Ozu tivesse superpoderes?’ – e assim Krypto entrou no roteiro e mudou o formato da história da mesma forma que Ozu mudou a minha”. Com isso, ficou clara a importância de Ozu para a construção do roteiro do novo filme do Superman. Para completar, o diretor estimulou a adoção de cachorros de abrigos.
A imagem de Krypto observando o planeta ao lado do Superman está disponível como protetor de tela para celulares. E já ganhou versões, como as desenhadas pelo artista e fotógrafo Aaron Bailey, que foram republicadas por Gunn e pela DC. Nas ilustrações, ele reúne diferentes intérpretes do super-homem. A última delas conta com Corenswet, Tyler Hoechlin (da série “Superman e Lois”), Henry Cavill (“O homem de aço”, “Batman x Superman” e “Liga da Justiça”) e Christopher Reeve (“Superman – O Filme; “Superman 2”, “Superman 3” e “Superman 4”).
Confira o trailer de “Superman – Legacy”: