O mercado de acessórios para viagem para pets está em expansão. Avaliado em aproximadamente US$ 5,6 bilhões em 2022, a expectativa é que o setor cresça a uma taxa anual de 5,8%, projetando um valor de US$ 9,2 bilhões até 2031. Esse movimento está ligado à tendência de humanização dos bichos de estimação, aumento da adoção de animais e uma maior conscientização dos consumidores sobre o bem-estar dos companheiros peludos.

Com os pets mais integrados à família, os tutores estão buscando meios de levá-los em passeios. A evolução das políticas que promovem espaços pet-friendly e que melhoram serviços de transporte também impulsionam a demanda por esses acessórios. É o que mostra um relatório da consultoria Transparency Market Research. O trabalho destaca ainda que a crescente ênfase no conforto e na segurança dos pet durante as viagens, especialmente entre os tutores da geração Y, transformou esse nicho em um mercado global robusto.

Os principais itens procurados pelos consumidores são caixas transportadoras, cintos de segurança, capas para assentos de carro e tigelas para viagem. Mas vem chamando atenção dos tutores os acessórios multifuncionais e com tecnologia integrada. Produtos que possuem rastreadores GPS, monitores de atividade e de saúde e artigos de design dobrável são exemplos de artigos que estão se tornando mais comuns.

Produtos sustentáveis e com estilo

Outros aspectos também estão são considerados pelos tutores na hora de definir as compras. A preocupação com a sustentabilidade e com o uso de materiais que não envolvem testes em animais está entre os motivos para escolher um produto sobre outro. E está se tornando mais comum que os consumidores busquem produtos personalizados que reflitam estilo e funcionalidade e que tenham alta qualidade.

Expansão no mundo

Na análise regional do mercado de acessórios para viagem, a América do Norte lidera o segmento, com os Estados Unidos representando boa parte da receita. Lá, o alto índice da presença de bichos de estimação nos lares e uma cultura que prioriza os pets são fatores determinantes para as vendas desse tipo de produtos.

A Europa está logo atrás, beneficiada pela regulamentação rígida em relação à segurança dos animais em trânsito. A Ásia-Pacífico está emergindo rapidamente, com um aumento de pets nas famílias em países como China, Japão e Índia, impulsionado por uma classe média em crescimento.