A rede Starbucks da Coreia do Sul está apostando na força do mercado pet e abriu duas lojas que recebem cães e gatos junto dos tutores para um café ou lanche. O movimento representa um trunfo para os petlovers e uma experiência para as autoridades sanitárias do país, que não permitem animais nas áreas internas de estabelecimentos que preparam alimentos e bebidas para humanos.

O CEO da companhia, Sohn Jeong-hyun, declarou que a ideia de oferecer um espaço para os pets no interior das lojas é uma demanda dos consumidores locais. Por isso, foram atrás de uma autorização especial do governo. No final de 2023, conseguiram uma isenção dentro de um conceito de sandbox (ambiente de testes seguro e isolado) pelo prazo de dois anos.

Em janeiro, uma loja na cidade de Guri, a 15 km de Seul, inaugurou seu espaço pet. Em três dias desde a abertura, recebeu 4,5 mil pessoas. O primeiro andar é para quem não está na companhia de bichos. O segundo andar é pet zone. Para acessar esse espaço, há uma escada externa. As entradas são separadas. Os funcionários que preparam os cafés e os alimentos ficam no primeiro andar. Com isso, o Starbucks atende uma das normas sanitárias coreanas.

O espaço pet tem cadeiras para os bichos e “cabines”, em que o tutor se isola por meio de uma parede que circunda a mesa e uma porta de vidro – elas são tão disputadas que apresentam um relógio indicando que o tempo máximo de permanência é de duas horas. Em dias muito intensos, esse limite é reduzido para uma hora.

Se a pessoa estiver sozinha e quiser fazer seu pedido no andar debaixo, sem problemas. Leva seu bichinho para uma caixa espaçosa e envidraçada, com aberturas para circulação de ar e bem travadas para que o animal não escape. Essa área é chamada de “sala de espera”. Há caixas divididas por tamanho do bicho.

O Starbucks fornece comedouros, bebedouros, talheres para o uso do bichinho, tapetes sanitários, desodorizantes e saquinhos de lixo. Há um banheiro próprio para limpeza de quem se sujou. As superfícies das mesas e assentos são fáceis de limpar. E há um estande como se fosse um mini balcão da cafeteria, criado para que os pets possam posar para fotos. Afinal, é preciso ser instagramável.

E é lógico que cenas de tutores com seus bichos têm sido compartilhadas nas redes sociais. Inclusive por turistas. Tofu, um maltês de 3 anos que é um cão-viajante, por assim dizer, esteve lá. O pequeno, que tem 111 mil seguidores no Instagram e vive na Alemanha, já visitou 21 países e em setembro passou pela Coreia. O post teve mais de 180 mil curtidas.

Confira abaixo a experiência de Tofu na loja de Guri:

Instagram will load in the frontend.

Um “detalhe” que não pode faltar: são permitidos animais de até 25 quilos. Cachorros grandes, portanto, vão passar vontade. E algumas raças não são liberadas, de acordo com uma lei nacional (Animal Protection Act) que enxerga potencial de agressividade nesses cães: pit bull terrier, american staffordshire terrier, staffordshire bull Terrier, rottweiler e tosa.

Segunda unidade adaptada já tinha parque pet

Em julho, outra unidade foi adaptada para receber os pets. A loja fica ao lado do rio Bukhangang, em uma cidade a cerca de 29 km de Seul e que faz parte de roteiros turísticos. A Bukhangang River R Store foi inaugurada em janeiro de 2022, tem quatro andares e já nasceu com um parque para os companheiros peludos dos consumidores. Ou seja, tinha apenas uma área externa, mas já foi motivo de festa pelos coreanos. Agora, a loja conta com 28 lugares para que os clientes possam ficar com os bichinhos dentro do Starbucks e oito cadeiras para os cães menores. Também foi montada uma “sala de espera”. E há uma área para exibição de fotos de pets e instalações para que os tutores possam se divertir com os companheiros.

Do lado de fora, foram adicionados mais bancos e mesas, guarda-sóis e suportes para prender as guias. Foram instaladas ainda as caixas para o animal esperar enquanto o tutor faz suas compras e área para o cliente tirar fotos com os pets. O primeiro andar da loja ficou reservado para os consumidores com animais de estimação.

Para regiões em que cães e gatos têm mais liberdade para circular em restaurantes, o movimento pode surpreender e mesmo receber críticas. Criar pet zones isoladas? Mas os coreanos até escrevem para a rede em seu perfil no Instagram pedindo mais unidades.

A empresa pretende continuar expandindo o conceito no país, enquanto durar a isenção (na expectativa de alguma mudança futura nas regras sanitárias) e aproveitando o crescimento do número de famílias com animais de estimação no país. Hoje mais de 25% dos lares coreanos têm algum bicho. E estima-se que o mercado pet irá movimentar 6 trilhões de wons em 2027, o equivalente a R$ 24,7 bilhões.